Faça um 5S em sua vida

Estava lendo um artigo do site Administradores (link abaixo) e fiquei pensando em algumas situações da vida e decidi praticar mais os 5S na minha vida.  Os 5S não deveriam apenas fazer parte das organizações corporativas, mas também do nosso dia-a-dia pessoal.

  • Seiri (senso de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias, puxa nessa aqui me desapeguei de tantas coisas nos últimos dias.  Equipamentos, roupas, calçados, livros e bolsas que eu não usava a muito tempo e só estavam servindo de acumuladores de pó.  Além é claro de “roubar” espaço para o que é necessário.
  • Seiton (senso de organização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado.  Nem preciso dizer que alguns organizadores foram utilizados para separar meus materiais de escritório e artesanato.  Alguns eu fiz reciclando caixas vazias de leite e ficaram muito lindinhos.
  • Seisou (senso de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável.  Liberar espaço foi essencial para que eu mudasse alguns móveis de lugar e criasse um cantinho melhor de trabalho, não consegui duplucar o tamanho do apartamento, pois ai seria milagre.  Mas que ficou melhor isso ficou.
  • Seiketsu (senso de higiene): cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva.  Menos pó, mais saúde e menos trabalho limpando tudo.  Para vocês terem uma ideia de como foi o processo, retiramos 5 sacos grandes de lixo, fora as sacolas plásticas de supermercado.  Claro que isso tudo acumulado gerava mais trabalho para limpar e manter tudo em ordem.
  • Shitsuke (senso de disciplina): manter os resultados obtidos através da repetição e da prática.  Esse é mais fácil, pelo menos você pode estar pensando.  Mas para mim que adoro livros, já fiquei pensando em quantos mais poderei colocar nas prateleiras (risos).  Mas agora meu foco serão os e-books que ocupam menos espaço físico, só entopem meu HD.

Mas o melhor de todo esse processo foi a leveza que ele me trouxe, de destinar a quem precisava o que eu não queria mais e poder organizar melhor minhas coisas pessoais.  Ganhei mais foco e sem dúvida estou pensando mais antes de comprar qualquer objeto novo.

Fonte de inspiração: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/aplicando-os-5s-na-vida-pessoal/69504/

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s