Mobilidade Social, Cultural e Tecnológica

Participei de uma atividade diferente esse mês de Janeiro, fiz uma entrevista para  a TV falando sobre Mobilidade Social.  Achei sensacional poder explicar o conceito e abordar a questão da mobilidade cultural.  O bom mesmo é ver tanta coisa legal acontecendo  e que sim, temos de aproveitar sempre para evoluir.  É a tal da economia sustentável, da leitura sustentável, do trabalho cooperativo, da construção coletiva do comum, etc.

E isso se deve e muito a tecnologia, sou uma apaixonada por tecnologia.  Sem o avanço da internet e dos computadores, a introdução desses elementos acima no nosso dia a dia seria demorada. Então o grande responsável pela mobilidade social e cultural sem dúvida é a tecnologia.

Talvez por isso a noção de tempo das pessoas de que as coisas estão mais aceleradas seja mais que uma percepção.  Para as gerações anteriores a minha, é difícil acompanhar tanta evolução e informação.  Na realidade às vezes me encontro ansiosa também para acompanhar, mas nada se compara aos mais velhos quando se deparam com auto atendimento no banco, no supermercado, pagando estacionamento, comprando ingressos para o cinema, etc.

Então me permito um exercício diário de parar e tirar um tempo para eu me encontrar comigo e extrair uma síntese diária do que aprendi de verdade.  Isso tem sido um momento mágico de recarregar as energias.  Assim posso em seguida começar novamente a fazer parte da construção coletiva desse mundo chamado internet.  Sim nele eu posso compartilhar conhecimento, escrever e aprender, escutar e falar com uma diversidade cada vez maior de pessoas e com elas evoluir.  São novos conceitos, novas formas de ver o mundo, interações mútuas cada vez maiores e mais ricas.

Por estar envolvida nesses processos de construção do conhecimento me sinto muito atraída por projetos interessantes que proliferam a todo instante, alguns que conheci, quero compartilhar e te convidar a experimentar:

www.livralivro.com.br – site onde você pode trocar livros online, um ótimo espaço para quem gosta de ler.  Pratique a leitura sustentável.

www.globalvoicesonline.org – site que se propõe a observar e amplificar as vozes das blogesferas globais.  São 190 autores localizados nas mais diferentes regiões do mundo falando sobre realidades culturais e regionais. 

Duolingo.com – onde além de aprender inglês grátis, pode-se ajudar na tradução de textos para estrangeiros.  Um processo de aprendizagem colaborativa.

http://www.brasilmaisti.com.br/ – nesse site muito legal, além de ter acesso as vagas de TI, tem espaço de treinamento por EAD, e o melhor de tudo é um site que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) criaram.  Visa três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s