Níveis Neurológicos (Parte II)

Ambiente – É onde estamos inseridos, seus arredores, as pessoas e lugares onde interagimos com outras pessoas, as primeiras informações não apenas físicas, mas sociais e emocionais do ambiente e o contexto inicial do relacionamento estão nesse nível.  Onde você vive, trabalha ou estuda?  Como é a sua casa?  Sua mesa é organizada?

 

Comportamento – Nossos comportamentos externos, o que se vê ou observa, o que se fala ou como reagimos quando envolvidos em uma atividade nos ambientes onde estamos inseridos. A interpretação e vivência nesse nível nos dá a percepção do que faço agindo ou reagindo dentro dos vários contextos da vida.  O que você faz quando _____?  Como você se comporta diante de ___?

 

Capacidades e Habilidades – Está muito relacionado com a forma que nos posicionamos no universo e evoluímos em direção ao nosso objetivo. As habilidades e capacidades emocionais, espirituais e físicas com que lidamos com problemas. O que você pode fazer para_____?  Quais seus conhecimentos sobre _________?  Como você utiliza suas habilidades em ________?

 

Crenças e Valores – Está associado ao que acreditamos sobre a nossa verdade individual, o que é possível ou impossível, necessário ou desnecessário, motivador ou paralisante. Porque esses valores, crenças, critérios e verdades sobre o munda e as pessoas nos permitem ou não conquistar resultados.  Em que você acredita?  Suas expectativas sobre uma situação?

 

Identidade – Está ligado ao senso do eu, da autoestima, de identificarem-se como responsáveis pelos acertos e desacertos das suas próprias vidas.  Inclui a identificação com nosso trabalho, família, religião e como interpretamos os eventos dentro desses ambientes.  Quem é você?  Qual o seu papel no contexto familiar e profissional?

 

Afiliação – Trata-se de com quem compartilhamos nossos sucessos, sonhos, intimidades e pontos de melhoria.  A diversidade de uma rede de contatos e o uso da força desses relacionamentos geram resultados que sozinho não seriam possíveis.  O senso de pertencimento em um grupo onde o respeito impera as diferenças sócias, mentais e emocionais são valorizadas.  Essas diferenças são fontes geradoras de novas e excitantes experiências de vida.  Qual a diferença que você faz na sua própria vida, de sua família, dos seus amigos e no seu trabalho?

 

Legado – Trata-se do desenvolvimento espiritual, de uma visão ampliada de mundo, de proposito e da construção de um legado, algo capaz de transcender a vida e libertar as energias positivas que carregamos.  Projetos significativos que são pessoalmente excitantes, contribuindo e abençoando a vida das pessoas. Por que você é quem você é?  Como você se sente útil?

 

Todos os indivíduos que reconhecem a importância de cada uma dessas dimensões possuem um quadro de referência para a renovação equilibrada e se colocam no caminho da eficiência e do crescimento.  São pessoas integradas e centradas em princípios e não em pessoas, organizações ou mesmo na família.  Assertivas e disciplinadas sabem que precisam ter uma vida em ordem e reservam tempo para manter-se saudável.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s