Resenha do filme À Prova de Fogo

Em inglês Fireproof,do diretor Alex Kendrick, é um filme de 2008.

A Prova de Fogo é uma história sobre fidelidade, amor e companheirismo.  É a história do capitão do corpo de bombeiros Caleb Holt.  Um profissional exemplar, porém com muitas dificuldades em seu casamento. Quando Catherine após mais uma discussão, pede o divórcio, Caleb decide se aconselhar com seu pai, que lhe propõe um desafio de 40 dias (através do livro diário O Desafio de Amar), a fim de salvar o seu casamento.  Caleb faz um propósito e decide transformar o relacionamento com sua esposa, tendo seu pai atuando como coach.  Podemos ver a partir dai o acordo da meta, o método, a força, o apoio, o socorro nos momentos difíceis e o amor incondicional.

A capacidade de superação a partir do reconhecimento de seus erros e suas limitações fazem com que Caleb inicie uma mudança pessoal íntima que se processa com esforço e dedicação. A importância do amparo de seu pai nos momentos difíceis, quando sua imaturidade é evidenciada. O cultivo do amor, com pequenas atitudes no dia a dia.

Em meio a esse processo de Caleb, Catherine prossegue com o divórcio, diz que não o ama mais e que não adianta seus esforços de tentar agradá-la.  Em uma das visitas Caleb fala com seu pai tudo o que está acontecendo e ouve que ele precisa ter um pouco mais de paciência.  Seu pai explica que para ele conhecer verdadeiramente o que é amar, ele precisa primeiramente amar a Deus.  Caleb continua então a cumprir suas tarefas do diário e a orar para que Deus o ajude.

Passam-se os 40 dias do desafio e no 43° dia, Caleb ao ver Catherine doente decide cuidar dela e lhe conta sobre seu novo relacionamento com Deus.  Ele se ajoelha e lhe pede perdão.  O discernimento e humildade de Caleb desconsertam Catherine.  O melhor é que após uns dias Catherine descobre que Caleb demonstrando sua capacidade de desprendimento e abnegação, abre mão de seu sonho – um barco, para comprar os equipamentos que a mãe doente de Catherine precisava, mantendo esse ato em segredo.  Depois de tanto esforço e perseverança, enfim o amor fala mais alto e a reconciliação acontece com uma frase muito apropriada “Aprendi a não abandonar um parceiro, principalmente num incêndio”.

Nos momentos finais vem mais uma surpresa para o já transformado Caleb, que descobre ser sua mãe a autora do diário “O desafio do amor”, escrito para o seu pai, quando ele queria se separar dela.  E então o pedido de perdão a ela, pois em todo o filme há uma tensão no relacionamento dos dois, como se Caleb a rejeitasse pelo seu excesso de cuidado.

Um comentário sobre “Resenha do filme À Prova de Fogo

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s