Gestão com Pessoas: Mudanças e Transformações tecnológicas

Quantas vezes temos um plano em mente e no decorrer dos anos ele muda. Já parou para pensar que a cada instante somos surpreendidos com novas possibilidades e oportunidades que eram impossíveis há alguns meses atrás. Eu nem ouso falar em anos, com a propulsão de novidades com que me deparo, meses, hoje, são os anos de outrora.

Na área de tecnologia da informação temos a cada instante uma nova funcionalidade de sistemas e equipamentos sendo lançados. O desenvolvimento profissional é tão acelerado que quando nos damos conta, passamos mais tempo estudando do que aplicando o aprendizado. Não se tem muito tempo para errar e experimentar. É quase que automático a incorporação de uma novidade tecnológica. Saiu uma e eu já quero conectar e aprender a usar. Outro dia recebi uma mensagem de uma colega do Facebook falando sobre o Pinterest, naveguei e usei o site, mas não tinha a minha conta. Acessei o grupo de tecnologistas que faço parte e já pedi um convite, em 5 minutos meus boards estavam disponíveis.

Essa evolução borbulhante me causa admiração e angústia, pois não consigo me desligar da internet e ao mesmo tempo me sinto exausta com tanta informação. Nesses momentos, eu preciso me lembrar de que não é necessário saber de tudo, mas é difícil não me cobrar. Sonho em contribuir para o bem-estar da humanidade, de fazer a diferença para os que não conseguem entender as evoluções tecnológicas e tirar dessas evoluções um proveito significativo.

Em uma conferência online sobre avanços tecnológicos para pacientes com glaucoma, muitos que ali participavam se tornaram amigos queridos com o decorrer dos dias e foi difícil não me sensibilizar com o discurso de muitos deles. Alguns se despediam, pois não tinham como usar mais a internet, já que a visão turva não permitia a leitura dos posts. Passado uns três dias eu resolvi criar um post no grupo com alguns links de softwares para leitura e ampliação de telas. Minha alegria veio na forma de vários posts de agradecimento dos colegas e familiares que ajudaram na instalação dos sistemas.

Essas pessoas passaram por mudanças significativas em suas vidas e agora a tecnologia podia ajudá-las. Fico contente em ter sido um canal de boas novas a elas. Um amigo escreveu “As transformações ocorrem em silêncio e, na maioria das vezes, sem que a humanidade perceba.”1 É difícil imaginar a vida sem internet, redes sociais, download, upload, e-mail, twitter ou qualquer outra tecnologia. Parece tudo tão rápido, mas na verdade trabalharam-se anos para que tudo isso estivesse ao alcance de todos. Essas transformações que a era do conhecimento trouxe, eram discutidas e pensadas, muito antes que eu sonhasse em cursar ciências exatas.

Devemos ter em mente que as mudanças e transformações se bem canalizadas geram resultados surpreendentes. Não desista simplesmente por que algo mudou, esses colegas do grupo me ensinaram muito com a sua determinação de usar a internet. Eles tinham planos e sonhos que mudaram no decorrer do tempo, mas podiam agora dar um novo sentido a tudo por meio da tecnologia. Suas experiências com a doença poderiam ser compartilhadas com outros na mesma situação, os avanços médicos e consultas online com os especialistas em todo o mundo ainda poderiam ser realizadas. Eu celebro a tecnologia nesses momentos em que a ciência é tão democrática e permite a toda sociedade tomar parte nas novas descobertas.

1 Assis, Marcelino Tadeu de – Gestão de Programas de Remuneração – Editora Qualitymark

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s