O Diamante e o Carvão

O mestre chamou os seus três principais discípulos e apresentou-lhes o mais belo diamante que jamais alguém vira no mundo. E perguntou-lhes: ― Algum de vocês já viu coisa mais bela e valiosa em suas vidas?

― Não, mestre ― disse o primeiro. Esse diamante é a coisa mais bonita e perfeita que já vi na minha vida. Não há nada que se possa comparar a ele na terra. É lindo, é brilhante, é extraordinário. Sua beleza ofusca a vista. Creio que não há nada mais valioso em todo o mundo.

― Realmente, mestre ― respondeu o segundo. Esse diamante é extraordinário. Creio que nada há de mais bonito e agradável aos olhos do que essa pedra maravilhosa. Nem que eu viva centena de anos, creio que jamais verei tanta beleza em outra obra da natureza. Acredito que deva valer muitos milhões, e acho que nenhuma pessoa no mundo deve ter tanto dinheiro assim para comprá-lo.

― Concordo com os meus companheiros, mestre― disse o terceiro. ―Esse diamante é realmente belo. Agrada a vista e deve alcançar um alto preço no mercado das pedras preciosas. Mas não devemos esquecer que ele é somente um pedaço de carvão que foi submetido a uma alta pressão por muito tempo.

―Sábias palavras, meu jovem ―disse, com um largo sorriso, o mestre. Todo diamante já foi um dia um mero pedaço de carvão. A natureza o submeteu a uma forte pressão por milhares de anos e ele se tornou a mais brilhante e valiosa das pedras. Somos todos carvões que podem se tornar valiosos diamantes. Quanto maiores as dificuldades que vencemos maior o nosso valor. O espírito do homem que suporta as pressões da vida sem se romper brilha mais que o diamante mais cristalino e também vale muito mais do que milhares deles.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s