Quatro Verdades sobre a Alma – Estudo para Células 30

 (By Pr. Laerte Augusto – ICS)

Provérbios 12:25; 13:12; 15:13 e 15:30

Introdução: Salomão, filho do rei Davi, ficou conhecido por sua sabedoria. No estudo de hoje, nós vamos ver algumas considerações feitas por ele sobre a alma ? ou coração, como aparece em algumas versões ?, são verdades que nos ajudam a trabalhar com o nosso mundo interior, nos proporcionando uma vida emocional abençoada.

1. (12:25) ?A ansiedade no coração do homem o abate…? ? a primeira verdade diz respeito à uma alma abatida, e Salomão observa que a ansiedade no coração do homem é o que produz o abatimento. Jesus pergunta em Mateus 7:27: ?Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?? Em outras palavras, Jesus está dizendo que a ansiedade não acrescenta nada, nós não ganhamos nada quando estamos ansiosos, pelo contrário, a ansiedade tira a nossa paz, e por fim leva a nossa alma ao abatimento, à depressão.

A princípio podemos até achar que a nossa ansiedade poderá nos ajudar. Nos desgastamos com os nossos problemas, nos envolvemos com eles tentando resolvê-los de qualquer maneira e a qualquer preço, porém, depois de tudo, vem o abatimento que é o resultado da ansiedade. Em 1 Pedro 5:7, a bíblia nos dá a receita do que fazer na hora em que a ansiedade tenta se alojar na nossa alma. Pedro diz que devemos ?lançar sobre Deus a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós?. O remédio está aí! Tire esse sentimento ruim de dentro de você, confessando com a sua boca que Deus tem cuidado da sua vida, e tudo o que você precisa já está sendo providenciado por Ele.

2. (13:12) ?A esperança que se adia faz adoecer o coração? ? a segunda verdade diz respeito ao adoecer da alma, a ansiedade abate a alma, mas a esperança que se adia faz com que ela adoeça. O que Salomão está dizendo nesse versículo é que as frustrações adoecem a alma. Deus não nos fez para a derrota, Ele nos fez para sermos vitoriosos, para sermos pessoas de sucesso. Jesus diz em João 10:10 que ?Ele veio para que tivéssemos vida e vida abundante?. O projeto de Deus para você não é uma vida de miséria e derrota, mas uma vida abundante. Quando não alcançamos as nossas metas, quando a nossa esperança está sempre sendo adiada, a nossa alma fica doente, é o que diz Salomão.

Nesse mesmo versículo, encontramos o remédio para que a alma não adoeça. Assim diz Salomão: ?… mas o desejo cumprido é árvore de vida?. O que traz alegria e vida para você, são as conquistas que Deus lhe dá, Ele quer que os seus sonhos e os desejos do seu coração se cumpram. Portanto, ore, não desista, peça ajuda, peça oração aos seus líderes. O diabo não quer que as suas metas sejam alcançadas, porque ele sabe que assim a sua alma adoecerá. Mas, Deus quer lhe abençoar e realizar os seus sonhos e isso será árvore de vida para você!

3. (15:13) ?… mas com a tristeza do coração o espírito se abate? ? a terceira verdade a respeito da alma é que depois que ela adoece, o espírito se abate. A alma doente abafa a vida espiritual, o relacionamento com Deus vai esmorecendo à medida que a alma adoece. Jesus diz em João 4:24: ?Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade?. Um verdadeiro relacionamento com Deus se dá na dimensão do espírito, a verdadeira adoração se dá no espírito, mas sabemos pelas palavras de Salomão que o nosso espírito pode se abater se a nossa alma estiver doente. Por esta razão, devemos cuidar muito bem da nossa alma, para que ela não venha comprometer a nossa vida espiritual. O desânimo espiritual é resultado de uma alma enferma que necessita de tratamento. Se a alma estiver doente (entristecida, magoada, machucada, etc), não haverá vida espiritual, pois a enfermidade da alma abafa a vida no espírito.

4. (15:30) ?O olhar do amigo alegra ao coração; as boas novas fortalecem até os ossos? ? a quarta verdade diz respeito ao que fortalece a alma. Segundo as palavras de Salomão, duas coisas fortalecem o nosso mundo interior. Primeiro, ele diz que o ?olhar do amigo alegra o coração?, o que nos leva a entender que a comunhão cura e preserva a nossa alma. Depois, ele fala que ?as boas novas fortalecem até os ossos?, mostrando o valor terapêutico da Palavra de Deus sobre as nossas almas.

No Reino de Deus devemos viver em aliança; os que vivem em aliança nunca estarão sozinhos, o coração sempre se alegrará com o olhar do seu amigo e assim eles permanecerão curados. Portanto, se você ainda não tem um amigo com quem está aliançado, não perca mais tempo e peça a Deus esta bênção, pois uma amizade saudável no Reino de Deus manterá a sua alma curada. Por outro lado, saiba que as boas novas de Deus fortalecerão as suas estruturas. A bíblia é a boa nova de Deus, ela é o remédio que cura a nossa alma, lava o nosso interior e nos mantêm saudáveis.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s