Por que Jesus quer que vivamos em Comunhão?

Estudo para Células 26
(By Pr. Laerte Augusto – ICS)

Atos 4:5-13

Introdução: Pedro e João subiram ao templo de Jerusalém com o objetivo de orar. Na porta do templo, chamada Formosa, eles foram interpelados por um coxo que pedia esmolas (Atos 3:2,3). Pedro estava cheio do Espírito Santo e de intrepidez e ordenou que o coxo fosse curado, e ele imediatamente começou a andar. Todos os que estavam por ali reconheceram o grande milagre, e isso deu a Pedro e João a oportunidade de pregar e ensinar aquelas pessoas a respeito de Jesus (3:12). Por fazerem isso, Atos 4:1-3 diz que eles foram presos, e no dia seguinte foram interrogados pelas autoridades, e mais uma vez Pedro, cheio do Espírito Santo, testemunhou a respeito da obra redentora de Jesus (4:8).

O mais interessante nessa história é a afirmação feita pelas autoridades no versículo 13. Este versículo diz que ?eles reconheceram que os discípulos haviam estado com Jesus?. Aqui está um dos segredos para termos uma vida com Deus abençoada e vitoriosa. Jesus quer que andemos juntos em comunhão com Ele e com a igreja, porque estar e andar junto nos beneficia.

Nesse estudo, vamos descobrir alguns benefícios provenientes da comunhão:

1. Intrepidez ? O primeiro benefício que a comunhão nos traz é a intrepidez, que é a soma do poder da comunhão com o poder do Espírito Santo. Veja que Pedro e João estavam juntos quando o coxo foi curado e quando estavam diante das autoridades. A intrepidez é a ausência do medo e do temor que tantas vezes nos prendem. A intrepidez nos enche de coragem, de ousadia e ânimo. Muitas pessoas são tímidas em suas ações, porque se sentem sem apoio, o remédio para isso é a comunhão.

Em Lucas 22:28, Jesus diz que os seus discípulos, aos quais Ele constituiu em apóstolos, foram os que permaneceram com Ele nas suas tentações. Quando há comunhão verdadeira, certamente haverá encorajamento. Veja que o próprio Senhor revela que a presença dos seus discípulos lhe encorajava. O inimigo das nossas almas quer que estejamos longe uns dos outros, porque sabe que a comunhão nos encoraja.

2. Influência ? Em segundo lugar, a comunhão nos influencia positivamente. Em Marcos 3:13, 14, a Bíblia diz que Jesus separou 12 para estar com Ele, isto é, para serem influenciados por Ele. Aqui cabe uma pergunta: ?Quem é que influencia a sua vida?? Muitas vezes gastamos a maior parte do nosso tempo em contato com pessoas e coisas que nos influenciam negativamente, e abrimos mão do convívio com os nossos irmãos que podem ser usados para nos transmitir a vida de Deus.

Todos nós precisamos de padrão, de referência, de modelo, para que assim possamos ter uma vida cristã de excelência. Paulo diz em Filipenses 3:17 que eles deveriam imitá-lo, pois ele era um modelo a ser seguido. Nós aprendemos por observação, e quando vivemos em comunhão temos a oportunidade de assimilar as boas influências dos nossos irmãos.

3. Responsabilidade ? Em terceiro lugar, a comunhão traz responsabilidade. Andar junto faz com que sejamos observados e a prestação de contas torna-se inevitável. Provérbios 18:1 diz que ?O solitário busca o seu próprio interesse, e insurge-se contra verdadeira sabedoria?; em outras palavras a Bíblia está dizendo que não é sábio andar sozinho. Quando vivemos em comunhão, acaba aquela velha história de que ?ninguém tem nada a ver com a minha vida?. Aprendemos que somos um só corpo e que devemos ser responsáveis com a parte que nos cabe.

4. A presença de Jesus ? O quarto benefício que a comunhão nos proporciona é a presença viva e real de Jesus em nossa vida. Veja a promessa que Jesus nos faz em Mateus 18:20: ?Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles?. A comunhão traz revelação de Jesus e manifestação da sua presença. Quando nossas conversações são saudáveis, quando há sinceridade nos relacionamentos com os nossos irmãos, quando falamos a verdade uns com os outros, a presença de Jesus se tornará muito mais forte em nossa vida. Esta é uma razão indiscutível para não deixarmos de estar juntos nas reuniões das células, nos cultos das redes, na celebração de domingo, pois a presença de Jesus virá sobre a nossa vida e fará toda a diferença.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s