Deus não deixará a obra pela metade – Estudo para Células 29


 (By Pr. Laerte Augusto – IEQ – Sertório, 584)

Filipenses 1:6

Introdução: às vezes, diante do que somos, nossa alma pode se abater e esse abatimento pode produzir em nós um sentimento de incerteza quanto a obra de Deus em nossa vida. Acostumamos com os nossos erros e achamos que a nossa vida será sempre do mesmo jeito, pois não vemos como poderemos superar as nossas limitações. Nos decepcionamos com o que somos, nos sentimos insatisfeitos e desapontados com os resultados que alcançamos. Não duvidamos do poder de Deus e de que Ele possa fazer alguma coisa, continuamos crendo que Ele é poderoso para fazer qualquer coisa, mas a dúvida é com relação a nós mesmos, pois imaginamos que não poderemos ir além da onde chegamos.

Diante dessa crise, alguns chegam a pensar que o Reino de Deus não é para eles, pois por mais que se esforcem, a realidade e experiência deles falam mais alto do que a capacidade de Deus. Lucas 1:18 conta que Zacarias, pai de João Batista, sabia que Deus era poderoso mas achava que ele e sua esposa Isabel não tinham mais condições de gerar filhos. Quantas vezes achamos que Deus só fará na vida dos outros, sabemos que Ele é capaz, mas não vemos como a obra pode ser realizada em nós.

No versículo chave desse estudo, Paulo fala de uma obra que Deus realiza no homem e essa declaração de confiança do Apóstolo nos leva a compreender 3 aspectos dessa obra em nós:

1. O primeiro aspecto da obra de Deus em nós está na declaração ?estou plenamente certo?. A obra que Deus realiza em nós, exige fé e convicção. O justo vive pela fé, ela é o nosso combustível, e a nossa fé deve ser alimentada pela Palavra de Deus. Quando alimentamos a nossa fé com a Palavra, nós fechamos as brechas que a dúvida está buscando para subir ao nosso coração; isso produz uma convicção que é fundamental para perseverarmos no caminho.

Romanos 12:2 diz que não devemos nos conformar com este século. Mesmo que a nossa realidade não seja animadora, devemos crer que Deus é mais poderoso do que a nossa incapacidade. Deixamos de olhar para as circunstâncias e passamos a olhar para o autor e consumador da nossa fé. Isso não tem nada a ver com merecimento, mas com a confiança que temos na graça e misericórdia de Deus.

2. Em segundo lugar, está a declaração ?aquele que começou a boa obra há de completá-la?. Quando Paulo fala que Deus começou a obra e vai completá-la, devemos nos lembrar que a obra tem começo, meio e fim. Ela não vem de uma vez só, não é instantânea. Isso exige paciência e perseverança de nossa parte. Portanto, tenha paciência consigo mesmo, não desista de você pois Deus não desiste de você, Ele nos ama e sempre continuará insistindo conosco.

Podemos nos impressionar por achar que não estamos tendo progresso, porém o mais importante é prosseguir. Se compararmos a vida cristã com modalidades de atletismo, nossa jornada está mais para uma maratona do que para uma corrida de 100 metros rasos. Não importa a sua velocidade, o que interessa é a sua perseverança, a sua constância, que certamente levarão você até a linha de chegada, onde você receberá a coroa incorruptível das mãos do Senhor. (1 Co 9:25)

3. Em terceiro lugar, essa declaração de Paulo deve nos levar a compreender que a obra é de Deus em nós. Entenda isso, quem faz a obra é Deus, isso faz parte da sua ação sobrenatural em nossa vida. Ele é quem inicia, Ele é quem completa, eu apenas deixo que Ele faça a obra, eu permito que Ele atue em minha vida, mas não posso esquecer de algo tão simples e ao mesmo tempo fundamental: Ele é quem faz a obra e não eu.

Quantas vezes queremos fazer aquilo que não somos capazes e acabamos tomando o lugar que é de Deus em nossa vida. Quantas vezes nos angustiamos querendo acertar, querendo fazer, e acabamos nos decepcionando. Lembre-se sempre disso: o poder é dele, e por mais que eu me esforce, se Ele não fizer, nada vai mudar. Quando compreendemos isso, aprendemos a viver em total dependência da graça do Senhor, e assim veremos a sua obra realizada em nós.

Conclusão: Deus tem responsabilidade com a nossa vida e Ele não deixa pela metade o que Ele começa. Ele começou uma obra em sua vida, Ele vai completá-la. Creia nisso, curve-se diante de sua graça e não desista.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s