Aproxime-se e seja Curado – Estudo para Células 27


(By Pr. Laerte Augusto – ICS)

Mateus 8:1-4

Introdução: Esse texto diz que Jesus ao descer do monte foi seguido pelas multidões, e do meio delas um leproso se aproximou dele rogando que fosse limpo da sua lepra, e prontamente Jesus atendeu o seu pedido e ele foi curado. Portanto, esse texto fala sobre cura, ainda que fale da cura do corpo, aquele que realizou esse milagre na vida daquele leproso é poderoso para nos curar em todos os sentidos. As enfermidades não são exclusividade do corpo humano, muitas pessoas estão enfermas na alma e no espírito e necessitam de cura. Muitos vivem debaixo do jugo do medo e do pecado, a lepra espiritual tem corroído as suas vidas.

Nesse estudo, vamos ver alguns aspectos na vida daquele homem que o levaram a conquistar a cura do seu corpo, e, assim, também buscarmos em Cristo a cura que precisamos, seja ela no corpo, na alma ou no espírito. Cremos totalmente que o Senhor tem domínio sobre todas as enfermidades e poder para nos curar.

1. Consciência da sua enfermidade ? o primeiro aspecto a ser ressaltado na vida daquele homem é a consciência de que ele estava enfermo e necessitava de cura. Muitas vezes, é mais fácil conservar a enfermidade do que buscarmos a cura; ficamos envergonhados por causa da nossa enfermidade e procuramos nos esconder ao invés de nos expormos. Expor uma enfermidade pode ser muito doloroso para nós, pode ser mais cômodo fingirmos que estamos bem e escondermos a nossa dor e a nossa vergonha. Todavia, no fundo sabemos que estamos sendo corroídos e que precisamos de ajuda. Ninguém pode receber nada de Deus sem que antes alcance a consciência do seu próprio estado e admita que necessita de cura.

2. Aproximou-se de Jesus ? Em segundo lugar, o verso 2 diz que o leproso se aproximou de Jesus. Esse aspecto é extremamente significativo, porque não basta termos consciência de que estamos enfermos, é necessário nos aproximar de Jesus como fez aquele homem. Precisamos ?encurtar? a distância para sermos curados, quanto mais perto estivermos de Jesus, mais saúde para o nosso corpo, alma e espírito nós teremos. Para o leproso chegar perto de Jesus, ele teve que vencer a multidão que cercava o Senhor, mas, sobretudo, ele teve que vencer a si próprio. Quando entendemos que necessitamos de algo que só Deus pode nos dar, quando alcançamos a consciência de que estamos enfermos em alguma área e Jesus é o caminho para a nossa cura, então, vamos precisar de coragem para nos aproximar dele, teremos que lutar para vencer as opiniões contrárias, o medo, a crítica, e a nós mesmos.

3. Ele adorou ao Senhor ? Em terceiro lugar, o texto também diz que ao se aproximar de Jesus, ele adorou ao Senhor. Quando nos aproximamos de Jesus, precisamos lançar fora todo o nosso orgulho e arrogância. A adoração está relacionada com a nossa humilhação na presença de Deus; este é o caminho da vitória. A Bíblia diz em 1 Pedro 5:5 que nós devemos nos cingir de toda humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas, aos humildes, Ele concede a sua graça; e no verso 6 recebemos uma promessa poderosa que diz: ?Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte?. Quando nos aproximamos de Deus dessa forma, estaremos expressando a Ele a nossa dependência, e também estaremos declarando a nossa confiança nele.

4. Ele se submeteu à vontade de Jesus ? O quarto aspecto a ser ressaltado está na frase ?se quiseres podes me purificar?. Aquele homem não exigiu nada de Jesus, a sua simples aproximação do Senhor revela o seu desejo de ser curado e também a sua fé em Cristo; isso é óbvio, pois se ele não acreditasse que Jesus tinha poder para curá-lo, certamente ele não perderia o seu tempo em procurar o Mestre. Contudo, ao dizer ?se quiseres podes me purificar?, ele reconhece que Jesus tem vontade e essa vontade deve ser respeitada. Muitas pessoas acham que Deus existe somente para fazer aquilo que elas querem que Ele faça, porém, elas estão enganadas, pois o Deus de Israel é um Deus que tem vontade. Assim sendo, quando nos aproximamos dele devemos procurar saber qual é a sua vontade e nos submetermos a ela, e, assim, seremos grandemente abençoados.

Conclusão: o fim dessa história nos encoraja tremendamente. A Bíblia diz que Jesus estendeu a sua mão e disse: ?Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo de sua lepra?. Do mesmo modo, Jesus quer estender a sua mão para você nesse dia e curá-lo de todas as suas enfermidades, e após fazer essa grande obra em sua vida, o Senhor quer usá-lo para dar testemunho ao povo, pois foi exatamente isso que Ele falou ao ex-leproso: ?vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo?. Portanto, aproxime-se dele, seja curado, e testemunhe sobre o grande bem que Deus lhe fez.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s