Vença o Medo – Estudo para Células 42

 (By Pr. Laerte Augusto)

Lucas 19:21

Introdução: no capítulo 19 de Lucas, Jesus propõe uma parábola em que certo homem nobre partiu para uma terra distante, porém, antes de partir chamou dez servos e deu a eles dez minas para que fossem negociadas por eles. Depois de um tempo, ele voltou e chamou os seus servos para ver que negócio cada um havia feito com o que lhes fora confiado. O verso 20 diz que um deles guardou a mina que recebera, embrulhada num lenço; e no verso 21, ele diz que fez isso porque teve medo do seu senhor. O medo fez com que aquele servo tomasse uma atitude errada e o resultado foi perder o que tinha e receber o título de servo mau.

Nesse estudo, nós veremos algumas coisas que produzem o medo, o que o medo faz numa pessoa, e como podemos vencê-lo.

1. O medo paralisa ? o medo tem um efeito paralisante nos seres humanos. O servo que não conseguiu negociar o dinheiro que lhe fora confiado, disse que escondeu o dinheiro embrulhado num lenço, porque teve medo. Ele se acovardou diante da possibilidade de perder aquilo que não era dele. Aparentemente, a impressão que temos é que ele agiu certo em não querer arriscar a fazer um investimento, e guardar a mina para depois devolvê-la. Mas no versículo 13 a Bíblia diz que o seu senhor deu-lhes a missão de negociar aquilo que lhes estava sendo confiado. Na verdade, ele não foi comandado pela prudência, mas pela covardia. Muitas vezes, nós nos escondemos e usamos a desculpa de que estamos sendo prudentes, quando na verdade estamos paralisados pelo medo de nos expor, de fracassar, de não conseguir, de não conquistar os objetivos.

2. O medo é resultado de uma interpretação errada ? no versículo 21, ele diz que teve medo do seu senhor, pelo seu rigor e capacidade (tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste). Se não tivermos intimidade com Deus, podemos ter uma interpretação completamente errada de quem verdadeiramente ele é. Quanto mais íntimos de Deus, mais confiança nós teremos. A ousadia vem na medida em que eu me aproximo do meu Senhor e descubro quem ele é. O servo mau dessa parábola tinha uma visão unilateral do seu senhor, sua relação era distante. O modo como ele via o seu senhor não lhe encorajava, pelo contrário, produzia medo nele. Da mesma forma, quando eu vejo o quanto Deus é poderoso, mas não vejo o quanto ele é amoroso e misericordioso, eu posso, devido a essa visão unilateral, desenvolver um relacionamento com Deus estribado em cima do medo. Muitos filhos só conhecem um lado dos seus pais e acabam desenvolvendo um relacionamento distorcido com eles. Ao invés de se sentirem confiantes, são pessoas inseguras e medrosas, por acharem que nunca alcançarão o alto padrão dos pais.

3. O medo pode vir quando estamos diante do novo ? uma situação nova pode ser estressante e o desejo de recuar pode surgir. O servo recebeu uma missão que talvez ainda não tivesse experiência. Ter que multiplicar o dinheiro do seu senhor pode ter sido uma pressão muito forte para ele. Em João 15:22-33 encontramos um episódio vivido pelos discípulos de Jesus em que eles tiveram medo. A Bíblia diz que eles estavam no mar, de madrugada, num barco açoitado pelas ondas porque o vento era contrário. E de repente no meio da escuridão da noite, Jesus veio ao encontro deles, andando sobre as águas. O verso 26 diz que eles exclamaram: ?É um fantasma! E tomados de medo, gritaram?. Até então, ninguém ali tinha visto um homem caminhar por sobre as águas. Aquela situação era completamente nova para todos eles. Somando-se esse ato inusitado (o caminhar por sobre as águas) ao fato deles estarem lutando para vencer as ondas, aquele momento tornou-se propício para que sentissem medo. Diante daquilo que é novo, do desconhecido, daquilo que não temos experiência, é fundamental encontrar em Deus a segurança que nos levará a vencer o medo.

4. O medo pode ser resultado de uma alma que precisa de cura ? a insegurança, muitas vezes, é produto de experiências que vivemos no passado e que nos abalaram emocionalmente. Em 1Jo 4:18 a Bíblia diz: ?No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora todo o medo?. Quando nos sentimos amados por Deus, a nossa alma é tratada e a confiança retorna. Entretanto, o oposto disso também é verdadeiro. Quando nos sentimos rejeitados, o medo pode nos dominar. O medo tem que ser lançado fora, e o que lança fora todo o medo é o perfeito amor de Deus por nós. Quanto mais nos sentimos amados, mais a nossa alma é curada. E quanto mais curada é a nossa alma, mais confiante seremos.

5. O medo é resultado de ataques malignos ? veja o que diz Davi no Salmo 18:4, 5: ?Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam?. Davi está falando de uma estrutura maligna que se levantou contra ele e como o terror tomou conta da sua alma. A Bíblia diz que ?a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes?. Então, o que devemos fazer diante desse caso? Devemos fazer o mesmo que Davi fez. Veja o que ele diz no versículo 6: ?Na minha angústia invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos?. Sabe qual foi o resultado do clamor de Davi? Veja o verso 7: ?Então a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou?.

Conclusão: diante do medo, clame ao Senhor. Ele virá lhe socorrer, destruirá todos os seus inimigos, a terra será abalada e os montes estremecerão. Você será revestido de ousadia e confiança que lhe levarão à vitória.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s