O Senhor é o Meu Pastor – Estudo para Células 40

 (By Pr. Laerte Augusto)

Salmo 23

Introdução: O Salmo 23 é um dos capítulos mais populares da Bíblia. Escrito por Davi, esse Salmo é uma declaração de confiança em Deus. O salmista está convicto de que o Senhor estaria sempre presente em sua vida e a conseqüência disso é que nada lhe faltaria. Quando Davi faz esta declaração, ele a faz no tempo presente. Ele não fala nem no passado, expressando saudosismo e melancolia por aquilo que Deus um dia fez, nem no futuro numa tentativa de alimentar a sua esperança. Ele diz: ?o Senhor é?, ele não diz ?foi?, nem diz que o Senhor ?será? o seu pastor. Isso reflete a segurança da sua alma em Deus, a certeza de que nunca estaria sozinho diante das lutas da vida. Davi também foi um pastor de ovelhas, ele sabia o quanto uma ovelha depende do seu pastor. Deus aproveitou uma situação conhecida por Davi para revelar-se a ele como o pastor de sua alma, para dar-lhe entendimento do quanto o ser humano precisa do pastoreamento de Deus.

Quando Jesus é o nosso pastor, estaremos providos de tudo o que precisamos para viver uma vida digna de filho de Deus. No estudo de hoje, veremos no Salmo 23 as três provisões básicas dadas pelo pastor das nossas almas:

1. Descanso ? o verso 2 diz que ?ele nos faz repousar em pastos verdejantes e nos leva para junto das águas de descanso?. Esse versículo enfatiza uma provisão básica: o repouso, o descanso. Vivemos num mundo exigente e estressante, quantas vezes nos sentimos cansados, sem forças para continuar. É nessa hora que descobrimos a presença de Deus como local de descanso e renovação. Davi diz que Deus nos leva às águas de descanso; a alma cansada, suada, estressada, encontra no Pastor o refrigério, a sensação de alívio. Assim como ansiamos por um banho depois de um dia quente e desgastante, onde trabalhamos o tempo todo, a presença de Deus nos dá o refrigério que a nossa alma necessita. É como se lavássemos o nosso interior, retirando a poeira e o cansaço.

Davi sabia que as suas ovelhas necessitavam de um lugar seguro para beber água, descansar e se refazer da jornada, e fazendo a comparação com as suas ovelhas, ele compreendeu que também precisava de um lugar seguro para a sua alma descansar. Os que têm o Senhor como pastor terão sempre um lugar de descanso. Hebreus 4: 9-11 diz que existe um lugar de descanso para o povo de Deus, esse descanso é confiar na obra perfeita que o Senhor realizou em nosso favor, é saber que Ele nos ama e trabalha por nós.

2. Direção ? o verso 3 afirma que o pastor nos guia pelo caminho da justiça. A ovelha não pode andar sozinha, pois ficará sem direção e acabará se perdendo, é necessário que o pastor lhe aponte o caminho. Quem tem o Senhor como pastor não fica sem direção, o seu caminho será justo, ele é guiado por veredas da justiça, ele não será confundido, não andará pelo caminho da incerteza, da insegurança.

Quantas pessoas vivem batendo a cabeça por falta de direção, vivem por tentativas e estão sempre se dando mal. Hoje elas pensam que fazendo ?assim ou assado? resolverão os seus problemas. Amanhã já estão com um outro pensamento na cabeça; depois de amanhã já compartilham de uma nova direção. Na verdade, essa constante mudança reflete uma desorientação da alma. Os que têm Jesus como pastor não andarão sem direção, pois o nosso pastor nos levará pelo melhor caminho, nos dará direção para vivermos felizes.

3. Proteção ? os versos 4 e 5 falam de proteção, de triunfo sobre o mal que está presente na terra. Davi diz que nem mesmo o vale da sombra da morte faria com que ele temesse, pois a presença do Senhor lhe transmitia segurança. Para a ovelha, a vara e o cajado do pastor representam a sua segurança, são os instrumentos utilizados por ele para oferecer proteção para o rebanho. Lembrar da vara e do cajado é também trazer à mente a proteção que o nosso pastor nos oferece.

Vivemos num mundo violento, com ataques espirituais que querem nos destruir (família, finanças, saúde, amizades, etc.), porém aqueles que têm Jesus como pastor estarão seguros, protegidos de toda maldade. Que segurança podemos ter nessa vida? Será que o nosso dinheiro pode nos livrar da maldade que opera nas regiões celestiais? Será que a nossa saúde pode representar a nossa segurança? Uma simples bactéria é capaz de nos jogar em cima de uma cama. Uma pessoa pode ficar pobre da noite para o dia. Toda segurança terrena pode desaparecer num instante, porém, os que têm Jesus estarão sempre seguros.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s