Atraindo a atenção de Deus (parte I)

Estudo para Células ? 36
(By Pr. Laerte Augusto – ICS)

Atos 10:1-4

Introdução: o capítulo 10 de Atos conta-nos uma história fascinante. A Bíblia relata a visita de um anjo a um homem chamado Cornélio, e segundo as palavras do anjo aquela visita foi uma resposta de Deus às orações e esmolas feitas por ele. O contexto de Atos 10 nos faz entender que a vida de Cornélio ? a sua postura ? atraiu a atenção de Deus. Dessa forma, compreendemos que podemos ter uma postura de vida que chama a atenção de Deus, que atrai a sua presença e a sua manifestação.

O estudo dessa semana vai nos mostrar o comportamento desse centurião, o que foi que Deus enxergou nele a ponto de lhe enviar um anjo a fim de instruí-lo sobre a salvação.

1. Cornélio era piedoso: o versículo 2 diz que Cornélio era piedoso. Ser piedoso é ser amoroso, é ter compaixão, é se importar com o próximo. Quem tem um coração assim, é porque tem um coração quebrantado. Quando não há quebrantamento em nossa vida, nós perdemos a nossa sensibilidade. Um coração piedoso nos faz ser sensíveis a dor do nosso irmão, passamos a nos interessar pelo bem estar dos outros e isso agrada ao nosso Deus.

Cornélio era comandante das tropas do Império Romano, tinha homens debaixo de sua autoridade, era acostumado a dar ordens, mas isso não lhe retirou a sensibilidade, e o seu coração piedoso atraiu a atenção de Deus. Cultive um coração piedoso e quebrantado, não deixe que as circunstâncias da vida retirem a sua sensibilidade. O espírito da indiferença é extirpado de nossa vida quando somos piedosos, e Deus coloca os seus olhos sobre nós.

2. Cornélio era temente a Deus: o versículo 2 também diz que Cornélio era temente a Deus. Provérbios 19:23 afirma que ?o temor do Senhor conduz à vida?; ele foi conduzido à vida exatamente porque temia a Deus. Uma pessoa temente a Deus leva a sua fé à sério, Cornélio não sabia nada sobre salvação, não conhecia a obra redentora de Jesus, mas ele temia a Deus. O seu comportamento piedoso era resultado do temor do seu coração. Temor aqui não significa o medo que oprime, mas o respeito, a reverência que todo ser humano deve ter com Deus.

Muitas pessoas, por não temerem a Deus, falam do que não sabem, são levianas nos seus comentários sobre a fé, sobre Deus e sobre a igreja; esse tipo de atitude afasta a sua presença de suas vidas. Por outro lado, quando somos tementes a Deus, o temor do Senhor atrairá a sua presença.

3. Cornélio influenciava positivamente a sua casa: o versículo 2 também diz que ele era temente a Deus ?com toda a sua casa?. Essa declaração nos leva a entender que a postura de vida de Cornélio influenciava toda a sua família de forma positiva. O ser humano é influenciável e ao mesmo tempo influente. Da mesma forma como ele recebe influências ele também influencia. Isso pode acontecer de forma positiva ou negativa, no caso de Cornélio a influência sobre a sua casa levou toda a sua família a ter respeito com as coisas de Deus.

Agradamos a Deus quando a nossa postura faz com que aqueles que convivem conosco se sintam desafiados a conhecer mais a Deus. Os nossos posicionamentos diante das pessoas podem despertar nelas o desejo de conhecer a Deus e assim as influenciaremos positivamente.

4. Cornélio era um homem de ação: o versículo 2 também nos dá outra informação importante a respeito de Cornélio. A Bíblia diz que ele ?fazia muitas esmolas ao povo?. Ele era um homem de ação, não era do tipo que lamenta o que vê mas não faz nada. Tiago 4:17 diz: ?Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando?. O desejo de conhecer a Deus, a sua busca, mesmo sem saber quem Deus era, fez com que Cornélio se tornasse um homem de ação. Socorrer os necessitados era uma maneira de expressar a sua piedade, e sua maneira de agir, certamente, atraiu a atenção de Deus.

Veja o que diz Provérbios 14:31: ?O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado?. Somos honrados por Deus quando nos compadecemos do necessitado, e foi exatamente isso que aconteceu com Cornélio, as suas orações chegaram na presença de Deus juntamente com as suas esmolas, e Deus o honrou enviando o seu anjo para lhe dar instruções à cerca da salvação.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s