Um Cristão (by Renata)


1) Ter cuidado de si mesmo e da doutrina
Um bom pastor deve perseverar na sã doutrina e manter-se fiel, como Cristo o foi, não tendo outra doutrina a não ser a Palavra de Deus sem se deixar levar por qualquer vento de doutrinas estranhas, cauterizando sua mente.
Em Mt 7:28 encontramos uma palavra de apoio para uma boa conduta, Jesus pregando sua mensagem ao povo fez com que muitos se admirassem da sua doutrina "Concluindo Jesus de proferir estas palavras, as multidões se admiraram da sua doutrina."

2) Ser irrepreensível
A conduta de um pastor deve ser irrepreensível como a de Jesus, para tal devemos seguir os seus passos de humildade e simplicidade, pois Jesus nos orienta de que : "todo aquele que, entre vós, quiser tornar-se grande, seja vosso servo." (Mt 20:26). Jesus conhece o nosso coração em Jo 1:47 vemos Jesus falando a respeito de Natanael "Aqui está um verdadeiro israelita em quem não há nada falso."

3) Obediente, humilde e sábio
Mt 11:29 " e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração…" Jesus nos exorta a sermos como ele. Um Pastor sendo humilde e manso, é sábio ao agir.

4) Governe bem sua própria casa
O Pastor deve governar bem sua casa para dar exemplo aos que verem sua conduta e de sua família, ele deve também desde cedo ensinar aos filhos o caminho da salvação. Em Jo 4:43-54 vemos um oficial buscando a cura de seu filho, com este ato vemos a preocupação de um pai ao buscar ajuda em Jesus, quando Jesus falou teu filho vive, ele e sua família o aceitaram.
Na Cruz Jesus também demonstrou preocupação com sua mãe e mostrou-se amigo com a família de Lazaro seu amigo e com suas irmãs quando este faleceu.

5) Que tenha bom testemunho dos que estão de fora
Os que são de outras denominações ou religiões devem nos ter como bons testemunhos. Esse foi o exemplo de Jesus ao pagar seus impostos em Lc 20:22-26, "É nos lícito pagar tributo à César ou não? Entendendo Ele a sua astúcia, disse-lhes : Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem é a efígie e a inscrição? Responderam-lhe: De César. Disse-lhes Jesus: Dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo. E, maravilhados da sua resposta, calaram-se."

6) Ter uma grande capacidade de perdoar
Jesus foi o maior exemplo de quem não guarda rancor de ninguém e perdoa os seus pecadores. Em Mt 5:44 Jesus nos ensina "Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem…"e ainda Jo 20:23 " Aqueles aos quais perdoades os pecados, são-lhes perdoados; aqueles aos quais não perdoades, ser-lhe-ão retidos". Na cruz Jesus novamente demonstrou ser perdoador quando disse "Pai perdoais, pois não sabem o que fazem".

7) Ter uma grande capacidade de autodomínio
Jesus teve grande autodomínio, li a poucos dias que o jejum nos ajuda a ter domínio, então podemos ver Jesus jejuando por 40 dias, foi tentado e não pecou. Mostrou um grande controle da situação, com o diabo lhe tentando, teve palavras sábias para falar e resistir até o fim. Lc 4:2-13.

8) Ter uma grande capacidade de formar obreiros
Não é por muito falar que um Pastor forma obreiros, mas pela convicção daquilo que transmite. Jesus ao chamar seus primeiros discípulos, mostrou convicção em suas palavras Lc 5:4 "Lançai as vossas redes para pescar…" e após isso pescaram muitos peixes e espantados olharam para Jesus que lhes disse "Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para a terra, deixaram tudo, e o seguiram."

9) Ser cheio do Espírito Santo
Um pastor cheio do Espírito Santo está preparado para resistir as tentações como "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde … foi tentado." Lc 4:1-2 e possui discernimento Lc 4:34-35 "… Eu sei quem és, O Santo e Deus. Jesus o repreendeu: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saui dele…"

10) Ter capacidade para dirigir
Ser um bom dirigente é em primeiro lugar por em prática tudo o que sabemos fazer sem esconder nossas vocações, o ensino que melhor se encaixa para quem quer saber dirigir a obra ;é sem dúvida a parábola dos talentos, pois aquele que "…sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei." Mt 25:23, um bom dirigente dá liberdade, ensino e condições aos seus "dirigidos" para mostrar suas capacidades.
 
 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s