QUESTIONÁRIO SOBRE O LIVRO DE CANTARES DE SALOMÃO

1) Quantos cânticos escreveu Salomão? I Reis 4:32.
1005 Cânticos

2) Quais são as três personagens no CÂNTICO DE CÂNTICOS?
Salomão, o noivo; A Sulamita, a noiva e Filhas de Jerusalém

3) Quem provavelmente era a noiva de Salomão? De onde veio?
Provavelmente era Abisague, donzela de Sunem, no norte da Palestina, a esposa que Salomão amava mais.

4) Quais as TRÊS interpretações do CÂNTICO DE CÂNTICOS?
Interpretação Literal, Alegórica e Típica

5) Quando foi lido este poema numa festa dos judeus? Que festa?
"CANTARES" foi lido pelos Judeus no oitavo dia da Festa da Páscoa

6) Os judeus nos "Targuns" (interpretações do texto hebraico em aramaico) fizeram uma interpretação alegórica do poema inteiro. Isto abrange que período da história de Israel?
Desde o Êxodo até a vinda do Messias

7) Escolha uma Versículo do Velho Testamento que mostra a relação de Deus (Jeová) como "marido" do seu povo Israel.
Jr. 2:2 – "Vai, e clama aos ouvintes de Jerusalém; Assim diz o Senhor; lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia".

8) Quem introduziu a interpretação alegórica na Igreja Cristã? Quando?
Orígenes, na época do Novo Testamento.

9) Escolha duas passagens do Novo Testamento que mostra como S.Paulo e João, o Amado usaram a figura de matrimônio para representar a UNIÃO e AMOR de Cristo, o Noivo, para com a Igreja, a sua noiva.
II Co 11:2 – "Porque zelo por vós com zêlo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só espôso, que é Cristo."
Ap. 21:2 – "Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu espôso."

10) Qual a sugestão de Dr. Haas a respeito do que já tinha acontecido na vida do Rei Salomão e a noiva antes do tempo de escrever o poema?
O Rei Salomão visita sua vinha no Monte Líbano. Chega de imprevisto aonde está uma formosa donzela sunamita. Ela foge, mas ele vai visitá-la, disfarçado como um pastor, e a persuade. Logo vem recebê-la como rainha. Encaminham-se ao palácio real. Aqui comeca o poema no dia do casamento e relata a história de amor

ANÁLISE: Vamos notar como as experiências da Noiva, quando lermos o poema com sentido espiritual, mostram que as vezes nossa comunhão com Cristo esta desligado, e quando outra vez ficarmos ligadas nos temos gozo espiritual em nosso coração.
I Co. 1:9 – "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor."
Ap. 3:20 – "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo."
Sl. 16:11 – "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente."
Lc. 10:42 – "Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa; Maria, pois, escrolheu a boa parte e esta não lhe será tirada."
Tg. 4:8 – "Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração."
I Jo. 1:1-4 – "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, e que contemplamos e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto,e dela damos testemunho e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós igualmente mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Estas cousas, pois, vos descrevemos para que a nossa alegria seja completa."
II Co. 5:14-17 – "Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto; um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmo, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos a Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
Jo. 14:21-23 – "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amaddo por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhes Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós, e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
II Co. 2:14 – "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo,e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento."
Rm. 14:17 – "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, alegria no Espírito Santo." 

 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s