PROFECIAS E SIMBOLOGIA PROFÉTICA (by Osório Arruda)


Apocalipse 2:29 – "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".

Toda tipologia profética traz verdades profundas dos planos de Deus para a humanidade.
Tipo é a expressão que antecede o teor exato dum cumprimento futuro. A palavra de Deus utiliza-se do elemento chamado tipo, para expressar verdades doutrinárias que tem como objetivo central o Senhor Jesus Cristo.
A humanidade atual deveria se preocupar não somente em pesquisas intermináveis e em desenvolvimentos colossais nas suas áreas diversas mas, preocupar se existe um ser superior, um supremo arquiteto, um maestro por excelência, o Deus de todos os espíritos que nos revelou em sua eterna palavra, as coisas que deveriam acontecer ( Mateus 24:35 – "O céu e a terra passarão mas as minhas palavras não hão de passar" ).

MAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ … – I TIMÓTEO 4:1A

Texto áureo da tipologia profética: II Reis 11:1-4 , 11-17

II Reis 11:1-4 – "Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda descendência real, mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joas, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, os quais matavam, e o pôs a ele e a sua ama numa câmara interior, e assim esconderam de Atalia, e não foi morto. Jeoseba o teve escondido na casa do Senhor seis anos, nesse tempo Atalia reinava sobre a terra. No sétimo ano mandou Joiada chamar os capitães dos cários e os fez entrar à sua presença na casa do Senhor, fez com eles aliança, e ajuramentou-os na casa do Senhor e lhes mostrou o filho do rei".
II Reis 11-17 – "Os da guarda se puseram, cada um de armas na mão, desde o lado direito da casa real até o lado esquerdo, e até o altar e até ao templo, para rodear o rei. Então Joiada fez sair o filho do rei, pôs-lhe a coroa e lhe deu o filho do testemunho; eles o constituíram rei, e o ungiram, e bateram as palmas, e gritaram: Viva o rei !. Ouvindo Atalia o clamor dos da guarda e do povo, veio para onde este se achava na casa do Senhor. Olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, segundo o costume, e os capitães e os trombetas junto ao rei, e todo o povo da terra se alegrava, e se tocavam trombetas. Então Atalia rasgou seus vestidos, e clamou: Traição, traição! Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos capitães, que comandavam as tropas e disse-lhes: Fazei-a sair por entre as fileiras e se alguém a seguir, matai-o à espada. Porque o sacerdote havia dito: Não a matem na casa do Senhor. Lançaram mão dela e ela, pelo caminho da estrada dos cavalos e foi à casa do rei onde a mataram. Joiada fez aliança entre o Senhor e o rei e o povo, para serem eles o povo do Senhor; como também entre o rei e o povo".
Uma mulher impiedosa, cruel e fria, sem escrúpulos pessoais que não fazia por esconder o seu ódio ao povo de Israel, tomou para si o poder do reino de Judá, matou cruelmente os nobres, do reino, quando viu morto o seu filho Acazias. Era filha da ímpia rainha Jezabel, mulher de Acabe, cujo governo fora movido pela idolatria, perversão e perseguição aos servos do Senhor, como nos mostra I Reis 19:10 contra o profeta Elias, o tesbita.
Atalia, filha da rainha Jezabel, é para nós hoje a ilustração profética da última sociedade ou camada social e religiosa, anticristã oposta completamente ao povo de Deus, às verdades bíblicas e à Sião, cidade de Deus.
Apocalipse 17:1-6 – "Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e a das abominações da terra".
Atuações visíveis da Babilônia espiritual dos nossos dias
A prostituta Babilônia se aplica ao ecumenismo sob liderança do líder do Vaticano, o império papal. Diversos comentaristas e expositores bíblicos defendem a posição doutrinária de que, após o 2o século da era cristã, a igreja romana apostatou-se do Deus da Bíblia .
As ideologias propagadas atualmente em todo ocidente e oriente sob orientação papal.
A) O Vaticano não reconhece Israel como estado, e capital.
B) O ideal da igreja romana é internacionalizar Jerusalém, no sentido político, comercial e religioso.
C) Diante deste suporte mundial, ceder o poder do estado de Israel para o Vaticano dando-lhe supremacia, seria dessa forma o possível poder para o ecumenismo ser manipulado de forma ampla e irrestrita, bem no centro de todas as religiões mundiais.
D) Observemos como diversos movimentos modernistas em todos os países tentam de forma simulada imitar a mensagem protestante e do Evangelho do Senhor Jesus, com uma espécie de fermento, procurando diluir ou mesclar os grupos ou camadas religiosas mais consistentes e sólidas na verdadeira doutrina bíblica, a fim de arrebanhar o maior número possível de almas, quais servirão, tão somente, para serviço e adoração do grande ditador do futuro.( Referência: Apocalipse 13:16-18 )

AS DUAS BABILÔNIAS

A Babilônia Política ( Referência: Apocalipse 17:8-17 )

Interpreta-se profeticamente, no livro do Apocalipse, que o império e o sistema confederado da besta, o último estágio de governo e forma de ditadura que a terra vai presenciar, qual terá seu final em Armagedon ( Meguido ).

A Babilônia Eclesiástica ( Referência: Apocalipse 17:1-7, 18, 18:1-18 )

Toda a expressão do cristianismo apóstata que se encontra fora da doutrina ( doutrina essa que afirma ser Jesus o Senhor, Salvador e Mediador entre a humanidade e Deus ) o papado tem sido precursor e atual incentivador do ecumenismo mundial. A Babilônia Eclesiástica é a grande meretriz espiritual dos dias atuais, e terá seu enfoque nos dias do anti-Cristo ( Apocalipse 17:1 ) será destruída, pela Babilônia Política. Somente a besta ( o grande ditador do futuro, o füher dos anos cibernéticos ) reivindicará adoração a si próprio, através dos seus meios, para que lhe seja dado culto e adoração ( Referências: II Tessalonissences 2:3-4 e Apocalipse 13:15 ).

Nota – Estas duas babilônias serão destruidas literalmente pelo Senhor Jesus em sua volta triunfal. Amado leitor, lembre-se de que o Senhor Jesus adentrou em Jerusalém, montado em um jumentinho como Rei de paz, as crianças e os simples clamavam: Hosanas, hosanas, hosanas! Nesta ocasião, no desenrolar dos tempos finais ( a grande tribulação ) Ele virá sobre as nuvens em um cavalo branco, como Rei que em sua mão leva o seu cetro de domínio para reger as nações.
Ano Santo 2000 – Expo 2000 Hannover
Existe um esforço incalculável de Roma para tentar unificar todas as expressões de fé da humanidade. Este encontro visa canalizar estes esforços e procura resgatar o terreno perdido pelo poder da Verdade da Palavra. Para o Vaticano, de nossos dias, isto representará a celebração da unidade da fé. Ainda não se conseguiu responder às 96 teses de Martinho Luthero e já se pensa em unificação universal.
Será isto possível ?
Referências – Apocalipse 19:11-21 , Daniel 9:27 , Mateus 24:21 , 24:29-30 , Apocalipse 16:14 , 19:1-6.

Ecumenismo – É o sistema integrado e universalizado, globalizando conceitos religiosos, filosofias e bases doutrinárias; sistema pela qual se pode haver um líder maioral e os demais líderes em ocupação subalterna.

Um falso casamento, Israel e Roma

Referências: Isaías 28:18 e II Reis 8:16-19.

Israel, hoje, busca a paz a qualquer preço e estende as suas mãos às nações ocidentais, prova disso concordam os registros sobre tecnologia de ponta de que Israel têm se despontado em sua aprimorada tecnologia a nível destacado no ranking mundial. Ao mesmo tempo, estende as suas mãos para Roma e comenta-se em todo o mundo atual, uma possível visita de Carol Voittilla à Jerusalém. Vemos no conceito bíblico que este casamento não foi e não é agradável ao Senhor, este casamento tem natureza tendenciosa, assim como foi de teor maligno, para os reinos do Norte e reinos do Sul de Israel.
A Bíblia comenta uma nova aliança de Israel com o império da morte ( Isaías 28:18 ) – morte biblicamente indica separação eterna de Deus.

Ataque direto de Satanás à raiz de Davi

Referências: II Reis 11:1-3

Esta mulher, Atalia, foi usada pelo arquinimigo de Deus para tentar bloquear a vinda do Senhor Jesus, como está em Gênesis 49:8-12. Vemos que o Senhor Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá ( Miquéias 5:1 , Hebreus 7:14, Apocalipse 5:5 ).
O principal alvo de uma entidade ou espírito anti-cristão é impedir que Jesus reine.
A) Atalia – significa ‘O Senhor oprime’ , percebemos então uma alusão ao tempo de grande opressão à Israel ( tempo de angústia para Jacó – Jeremias 30:7 ), o final do tempo anti-cristão antes da volta do Senhor Jesus e considerando a palavra profética de Daniel ( Daniel 9:20-27 ).
Outra alusão é que Atalia reinou até o 7o ano antes que chegasse o seu fim ( II Reis 11:1-4 ), o número 6 caracteriza o número de uma atmosfera anti-cristã ( Apocalipse 13:16-18 ).
B) Atalia – significa ‘O Senhor manifestou a sua grandeza’ também fica autenticado que durante 7 anos de tribulação, o Senhor manifestará o seu grande poder voltado à Israel ( Apocalipse 11:15 ).

A Jesabel dos últimos dias

Referência: Apocalipse 2:20

De forma profética, a carta do Senhor Jesus à igreja de Tiatira refere-se à igreja sob liderança papal, que durante séculos adquiriu este caráter, imitando o que é real, mas não o é. Em 1997, a sua simulação torna-se ainda mais ampla e acelerada, tentando reconquistar uma posição honesta e exclusiva com Deus mas, é impossível pois deixou de adorar ao Senhor Jesus para adorar uma mulher mortal com o nome de Maria, não ressurreta, humana e comum.
Segundo a teologia romana, a mulher do sol, em Apocalipse 12:1-2, é Maria citada por eles.
No Vaticano quem dita as normas para adoração é a rainha do céu. Existem 12 estrelas sobre a sua cabeça e deveríamos atentar para este detalhe, que está na bandeira da progressiva União Européia.
Assim, como Jesabel esteve em lugar errado nos dias de Israel, adorou a Baal e matou os santos, Maria também, ocupa o lugar errado para o verdadeiro cristianismo do Novo Testamento deixado pelo Senhor Jesus. Ela mesmo declarou-se profetiza ( Apocalipse 2:20 ).

Contrastes Bíblicos e Sacrifícios Errados e Comuns

A) A missa como sacrifício pelos pecados ( século IV 370 AD ) em contraste com o que diz a palavra de Deus em Hebreus 10:12,14 e 18.
B) Celibato ( século XI 1074 AD ) – proíbem o casamento de seus ministros. Como se conduz então o ciclo biológico natural criado por Deus a toda a raça humana ?. Em contraste com a palavra de Deus ( I Timóteo 3:1-7 4:1-5 ).
C) Maria mãe de Deus – ( século V, ano 431 AD ) Há provas evidentes de que Deus não pode ser criado, Ele é criador. A palavra de Deus apresenta como real e verdadeira condição do ser humano a de se achegar a Deus através de seu Filho Jesus Cristo ( Referências: I Timóteo 2:5 , I João 2:1 , Hebreus 7:22-27 e I Pedro 3:18 ). Ênfase para João 3:16.

ECUMENISMO – MOVIMENTO FINAL

"Mas o que tendes, retende-o até que Eu venha" Apocalipse 2:25

Esta exortação e doutrina deveria chamar a atenção de forma abrangente pois, o Senhor Jesus ordena a João escrever ao anjo da igreja de Tiatira, igreja cuja interpretação contextual trata-se do povo liderado pelo governo papal ( idade média ); nesta passagem vemos que ( Apocalipse 2:18-29 ), o estado espiritual deste império eclesiástico é demasiadamente apóstata, contra Jesus e à sua doutrina, tolera a falsa profetiza, com seus ensinos, prostituições espirituais e profundezas de Satanás.
Em Apocalipse 13:16-18 a Bíblia afirma que será dado à besta, o grande ditador do futuro, a besta, todo poder, inclusive de âmbito espiritual ( pois, Satanás requer adoração pessoal, e este cenário que se desenrolará após a grande tribulação, ou seja, na sua primeira metade II Tessalonissences 2:1-12 , Mateus 24:15-35 ), é bem lógico que todo este cenário deverá ser preparado com grande antecedência. Podemos observar o avanço da humanidade na área da ciência, tecnologia, e tantas outras, mas sempre se afastando de Deus. O ecumenismo aspira ideais de grande poder, quem se unir a ele estará servindo a dois senhores.
Jesus nos diz em João 10:1-18 que Ele é o nosso Sumo Pastor, o grande Dirigente em Chefe, não podemos ultrapassar esta eterna doutrina, pois Ele é o Caminho, e a Verdade e a Vida, e ninguém, em absoluto, chegará na eternidade para se apresentar a Deus, e para sempre com Ele estar, sem ser por este Caminho.

EU SOU O ALFA E O ÔMEGA
Apocalipse 1:8

SINOPSE
Glorifico e exalto o Nome do Senhor Jesus Cristo e dedico-Lhe este estudo e também a você meu amado(a) pois, dias vivemos em que muitos serão enganados e passarão a ter suas consciências cauterizadas por darem ouvidos a espíritos de demônios, não crendo no Evangelho genuíno do Senhor Jesus Cristo.
A todos que aguardam ansiosamente a vinda do Senhor Jesus, digamos agora em uma só voz…

Maranata, vem Senhor Jesus ! – I Coríntios 16:22 e Apocalipse 22:20

DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS

Ecumênico – (adj. ) Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – universal, indica igualdade e totalidade.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – ARC ( Figueiredo )
Bíblia Sagrada – ARA ( Scofield )
Bíblia Sagrada – Viva ( Mundo Cristão )
Dicionário da Bíblia – ( John D. Davis )
Enciclopédia Bíblica – ( O.S. Boyer )
Dicionário da Língua Portuguesa – ( Aurélio Buarque de Holanda Ferreira ) 

 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s