Olhe para frente (By Pr. Laerte Augusto – ICS)

Estudo para Células – 33

Lucas 9:61, 62

Introdução: Nessa passagem bíblica alguém diz a Jesus que iria se despedir dos de sua casa e depois iria segui-lo, ao que Jesus responde da seguinte forma: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus”. Ainda que, à primeira vista, a resposta de Jesus pareça antipática e intransigente, nela encontramos um ensino poderoso sobre os efeitos de se olhar para trás. Quando deixamos de olhar para frente e fixamos a nossa atenção naquilo que passou, isso poderá produzir alguns desdobramentos em nossa vida.

No estudo de hoje, nós veremos quatro coisas que podem acontecer conosco quando olhamos para trás:

1. Em primeiro lugar, olhar para trás pode nos levar a desistir. Jesus disse para essa pessoa que queria segui-lo, mas antes queria despedir-se dos de sua casa, que olhar para trás tira a nossa aptidão para o reino. Veja que a pessoa não estava desistindo, até porque a jornada estava se iniciando. Mas o que Jesus está dizendo é que olhar para trás faz mal, não é a melhor opção olhar para trás. Olhar para trás não é a desistência propriamente dita, mas nos leva a desistir. É perigoso viver olhando para trás, pois essa atitude nos influencia negativamente, produz desânimo e, por fim, nos faz desistir da caminhada com Cristo. O olhar dos filhos de Deus tem que ser voltado para frente.

2. Em segundo lugar, devemos entender que olhar para trás nos tira a perspectiva do que está adiante. Paulo diz em Filipenses 3:13 que ele se esquecia das coisas que para trás ficavam e avançava para as que estavam diante dele. O novo está diante de nós, se vivermos olhando para trás, nunca provaremos da novidade de Deus. Olhar para frente é viver profeticamente, é saber que Deus tem coisas muito melhores para mim, que o melhor ainda está por vir. Portanto, eu não posso deixar que o inimigo roube as perspectivas de bênçãos futuras na minha vida, atraindo a minha atenção para as coisas que ficaram no passado.

3. Em terceiro lugar, devemos entender que olhar para trás é menosprezar o que Deus tem para nós mais na frente. Gênesis 19:15-26 registra a destruição de Sodoma. Quando o juízo de Deus veio sobre essa cidade, antes Deus avisou a Ló que saísse de lá com a sua mulher e as suas duas filhas e que não olhasse para trás. Porém, o verso 26 conta que a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se em uma estátua de sal.

Quando olhamos para trás, na verdade, estamos falando para Deus que não confiamos suficientemente nele para entregarmos o nosso futuro em suas mãos. Por isso, olhamos para trás, porque ainda há dúvida em nosso coração. Quando temos certeza de que aquilo que Deus tem para nós é melhor do que o que ficou para trás, certamente olharemos para frente.

Israel, depois que foi tirado da escravidão do Egito, quando teve que enfrentar o deserto no trajeto para a terra prometida, teve saudades dos tempos de escravidão. Eles olharam para trás e se tornaram desagradáveis a Deus, foram rejeitados e toda aquela geração não entrou em Canaã. Quem olha para trás não entra no lugar de descanso.

4. Em quarto lugar, devemos entender que olhar para trás pode significar que estamos presos ao nosso passado. Existem muitas pessoas que não admitem as perdas que tiveram no passado e estão sempre se lembrando delas. Outras estão amarradas à falta de perdão, os ecos dos seus pecados continuam reverberando em suas mentes e por isso não conseguem se desvincular do passado. Estão sempre se lamentando dos erros que cometeram, do mau uso que fizeram do dinheiro, da forma como trataram os seus familiares. Aparentemente, isso até parece bom, porém, o arrependimento deve nos levar a nos apropriarmos do perdão de Deus, que vai nos liberar para um futuro de bênçãos.

Por outro lado, existem pessoas que foram lesadas e não conseguem perdoar aqueles que as prejudicaram. As histórias dessas pessoas são sempre as mesmas, volta e meia e elas retornam ao mesmo assunto. O passado delas está sempre presente e as impedem de olhar para as coisas novas que Deus já preparou para elas.

Conclusão Lembre-se que olhar para trás pode nos levar a desistir, nos tira a perspectiva do futuro de bênçãos, menospreza o que Deus quer fazer, e pode nos amarrar no passado impedindo a obra de Deus em nós. Todas essas coisas nos tornam inaptos para o Reino.

Deus não quer que você fique preso ao que passou. Eclesiastes 7:10 diz: “Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim”. Os melhores dias da sua vida ainda estão por vir, creia nisso! O que Deus tem preparado para você é muito melhor! 
 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s