O LIVRO DE ECLESIASTES


I. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ECLESIASTES

O livro de ECLESIASTES mostra a vaidade (futilidade, em vão, insignificante) da sabedoria do homem natural, enquanto que o Livro de PROVÉRBIOS ensina uma Sabedoria baseada no temor do Senhor.

Depois de desviar-se de Deus (I Reis 11:1-10; Neemias 13:26), Salomão ainda possuia riquezas e sabedoria. Ele começou a buscar felicidade sem Deus "debaixo do sol". Queria achar o "summum bonum"(o fim principal da vida) para o homem natural neste mundo. No livro ele contou as suas experiências, tentando achar felicidade permanente na sabedoria, nos prazeres deste mundo, no materialismo, nas riquezas, no fatalismo, no pessimismo, na indiferença. O resultado foi "Vaidade das vaidades: é tudo vaidade." (12:8) Vaidade aqui significa "vazio"ou "sem valor".

"Salomão aprendeu a seguinte verdade que resume o tema (assunto) do livro : SEM A BENÇÃO DE DEUS, sabedoria, posição e riquezas não satisfazem, mas, pelo contrário, trazem cansaço e decepção." (Myer Pearlman) Somente ao homem que "teme a Deus e guarda os seus mandamentos", vale a pena viver. (Eclesiastes 12:13-14)

A. TÍTULO: O título do livro em hebraico é Qoheleth, o qual foi traduzido no Sectuaginta (LXX) pela palavra Eclesiastes. No grego clássico Eclesiastes significa um membro da assembléia de cidadãos – isto é, alguém que fala na assembléia. Gleason L. Archer. Jr., diz que o termo Qoheleth é derivado da raiz qanal, que significa "convocar uma assembléia", ou então "dirigir a palavra a uma assembléia". O termo Eclesiastes é uma boa tradução deste termo, e se deriva de ekklesia que significa assembléia. Foi traduzido pregador em inglês.

B. AUTOR : Salomão (1:1) Muitos pensam que Salomão escreveu PROVÉRBIOS "durante a primeira parte do seu reinado, quando andava com Deus", e que escreveu ECLESIASTES "durante a última parte do seu reino quando o pecado o separava do seu Criador". (Myer Ppearlman)

C. VERSÍCULO CHAVE: "Vaidade de vaidades: é tudo vaidade." (1:2)

D. TEMA: Seu proposito é dar uma resposta à pergunta, "Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho que ele faz debaixo do sol?" (1:3) Mostra a vaidade de vida humana sem Deus. A vida sem Deus está cheia de cansaço e desapontamento. Em outras palavras, o tema é, "Vale a pena viver?"

NOTA: A vida "debaixo do sol" contrasta com a vida "acima do sol". Graças a Deus pela revelação do evangelho de Jesus Cristo, "em que temos a redenção pelo seu sangue". "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus."(Efésios 2:4-7)

E. CONCLUSÃO: Depois de relatar as suas experiências em busca da felicidade na natureza, ciência, sabedoria, prazeres de gozo e vinho, construções de muitas obras, riquezas e música, materialismo e pessimismo, e muitas observações a respeito das diversas contrariedades desta vida, Salomão aconselha: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade". (11:9–12:1) Diz ainda que "Tudo é vaidade", e conclue: "Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra". (Eclesiastes 12:3-14)

F. NOTA: ECLESIASTES 12:2-7 é uma ALEGORIA da velhice da sensualista que recebe advertências na sua mocidade. (Veja Interpretação de Taylor Lewis abaixo)
1. "Os guardas da casa"- simboliza braços e mãos.
2. "Os homens fortes"- simboliza as pernas.
3. "Os moedores"- simboliza os dentes.
4. "Os que olham pelas janelas"- simboliza os olhos.
5. "As duas portas da rua"- dois lábios da boca ( ou orelhas).
6. "As vozes do canto"- simboliza provavelmente a voz.
7. "A cadeia de prata"- simboliza a coluna vertebral.
8. "O copo de ouro"- simboliza o crânio onde cabe o cérebro.
9. "O cântaro"- simboliza o coração.
10. "A roda junto ao poço"- simboliza a circulação do sangue.

II. ANÁLISE DO LIVRO DE ECLESIASTES

O PROBLEMA (1:1-3)
a) Autor (1:1)
b) Versículo Chave (1:2) "Tudo é vaidade"
c) Tema (1:3) "Que vantagem tem o homem, de todo o seu trabalho?"

DISCURSO / ARGUMENTO (1:4–10:20)
a) Busca de satisfação na Natureza e Ciência (1:4-11)
b) Busca de satisfação nas Experiências da Vida (1:12–2:26) {Lista que Salomão experimentou em busca de felicidade sem Deus "debaixo do sol"}
1) Em sabedoria (1:12-18)
2) Nos prazeres (2:1-11)
a) Em gozo e vinho (2:1-3)
b) Em construção e muitas obras (2:4-6)
c) Em riquezas e música (2:7-11)
3) Em materialismo e pessimismo (2:12-23)
4) Conclusão (2:24-26)
c) Observações que fez (3:1 — 10:20)
1) Há um tempo determinado por Deus para todas as coisas (3:1-15)
(Chamado "fatalismo" pelo homem natural)
2) Obstáculos nesta vida (4:1-16) (Opressões, desventuras, inveja, etc.)
3) Recursos que conduzem à felicidade (5:1-20)
4) Vaidade das riquezas e incerteza do futuro (6:1-12)
5) Verdadeira sabedoria prática (7:1–8:15)
(vantagens de boa fama, sobriedade, paciência, espírito quieto e resignado, moderação, obediência ao rei, e reconhecimento da providência divina.)
6) A maneira como Deus trata os homens e as vezes misteriosa (8:16–9:6), mas isso não deve desanimar o homem sábio. Ele deve gozar esta vida de uma maneira proveitosa. (9:7-12)
7) Observações sobre a Sabedoria e a Loucura (9:13–10:20)

CONCLUSÕES (11:1–12:14)
a) Salomão aconselha a prática da caridade (benevolência) (11:1-8)
b) Adverte os jovens (11:9–12:7)
1) "Alegra-te… na tua mocidade…; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo."(11:9-10)
2) "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade"antes que venham os anos da velhice. (12:1-7) (Veja a ALEGORIA DA VELHICE, página anterior)
c) Salomão afirma que "tudo é vaidade" (12:8)
d) Comenta sobre as palavras sábias proferidas no discurso (12:9-12)
e) Apresenta a Conclusão Final : "Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos" (12:13-14) 


 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s