Lágrimas e Júbilo (By Pr. Laerte Augusto – ICS)

Estudo para Células – 25

Salmo 126:5-6

Introdução: o Salmo 126 é um poema que exalta a restauração, a obra que Deus faz na vida do seu povo e a alegria que essa obra produz em nós. Esse Salmo também fala do nosso trabalho e o resultado que alcançamos quando contamos com a bênção de Deus. Fala de choro, mas também fala de riso, fala de ação quando muitas vezes nos sentimos sem força para agir. Sobretudo, esse Salmo tem o objetivo de nos encorajar quando estamos diante de desafios e situações que parecem ser maiores do que nós. Em outras palavras, ele quer nos fazer entender que o nosso esforço conjugado à bênção de Deus irá produzir resultados tremendos.

A bênção de Deus na vida do homem é o que faz a diferença. Diante da bênção de Deus, precisamos compreender três aspectos abordados pelos versos 5 e 6:

1. Em primeiro lugar, o verso 5 diz que os que com Deus plantam, com Deus vão colher. Não existe trabalho sem resultado para os filhos de Deus, os que semearem certamente ceifarão. Isso é extremamente animador, nada melhor do que saber que o nosso esforço não é vão quando trabalhamos debaixo da bênção de Deus.

Ao afirmar isso, o salmista está nos convocando ao trabalho da semeadura, temos que entender isso: só vai colher aquele que plantar. Mesmo que eu tenha que regar com lágrimas a minha semente, não terei outra alternativa, eu tenho que plantar. Muitos ficam se lamentando, dizendo que não tiveram sorte melhor na vida, que Deus não olhou para eles; porém, essa não é a postura correta do vencedor. Os vitoriosos têm por característica o esforço da semeadura, mesmo diante das maiores dificuldades, eles plantam com o coração cheio de esperança, pois sabem que colherão.

Em 1 Coríntios 15:58, Paulo diz que devemos ser firmes e inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, pois nos Senhor o nosso trabalho não é vão. Todo esforço que realizamos segundo a bênção de Deus em nós, certamente produzirá resultados grandiosos. Por outro lado, quando não contamos com a bênção de Deus, desperdiçamos nosso tempo e nos frustramos.

2. Em segundo lugar, esse texto também diz que as lágrimas podem ser um caminho de passagem para aqueles que semeiam, mas elas não são o resultado final da nossa jornada. Os que contam com bênção de Deus nas suas vidas podem até chorar, mas eles sabem que se estão chorando é porque o fim ainda não chegou, porque o final não é marcado pelo choro, mas pela alegria. O verso 5 diz que, para os que contam com bênção de Deus, as lágrimas se transformam em alegria. O esforço que custou lágrimas será recompensado com o gozo, com o júbilo, com a alegria. Lembre-se disso quando você estiver chorando pelo esforço da sua jornada.

Hebreus 12:2 diz: “… olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”. A bíblia afirma que a alegria proposta a Jesus era muito maior do que toda a dor que Ele teve que enfrentar. Esteja certo disso, toda luta, dor e aflição que enfrentamos, sempre serão menores do que a grande alegria da colheita. O que Deus tem preparado para nós é infinitamente maior e melhor do que o preço que pagamos.

3. Em terceiro lugar, esse texto nos desafia a sairmos, a lutarmos contra a melancolia e a apatia. Ele diz que a gente tem que ir chorando para poder voltar alegre. Não adianta ficar estacionado e chorando; você pode até chorar, mas tem que ir, tem que se mover. A ida pode ser de choro, mas a volta será cheia de alegria pelos grandes resultados. Por isso, não se entregue, vá em nome de Jesus, vá mesmo chorando, mas vá em frente para que você possa voltar alegre e recompensado. A promessa de uma volta cheia de gozo e júbilo é somente para aqueles que vencem o medo, a opressão, a timidez, a apatia, e têm a ousadia de sair. No Reino de Deus, só volta feliz e alegre, aquele que sai. 
 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s