ARREBATAMENTO (by Osório Arruda)

PREFÁCIO

ESTUDO DE PALAVRAS ESCRITAS NA LÍNGUA GREGA

a)Optomai – ( aparecer ) aparecerá pela segunda vez ( Hb 9:28 )
b)Ercomai – ( vir ) virei outra vez ( Jo 14:3 )
c)Epphanos – ( aparição ) aparição de Nosso Senhor ( I Tm 6:14 )
d)Apokalypsi – ( revelação, desvendamento ) manifestação ( I Co 1:7 )
e)Parousia – ( presença e ou vinda ) vinda ou retorno ( II Ts 2:8 )

Uma das línguas mundiais mais expressivas é a grega. Esta tem, por sua vez, o teor de comunicar a ideologia central das palavras que se quer transmitir e registra também a boa qualidade de expressão pelo qual foi escrito o novo testamento do Senhor Jesus .
Neste estudo, percorreremos os principais tópicos em relação ao assunto do Arrebatamento da Igreja do Senhor. Nosso objetivo aqui é esclarecer e aprender sobre a Segunda Vinda Gloriosa do Senhor Jesus pela qual todos aqueles que o aceitaram como Deus e Salvador aguardam este imensurável momento.
Nosso desejo é que o querido leitor, desde já abra o seu coração e mente, para assim receber as mais infinitas revelações da parte do Espirito Santo, e que o Senhor possa lhe traduzir de melhor forma todo este ensino na esfera espiritual .

"A Deus seja a glória , hoje e para sempre. "

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Antes de entendermos o sentido completo do Arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, precisamos recorrer ao dicionário de nossa língua que nos diz: ARREBATAR – ato ou efeito de arrebatar-se.
ARREBATAMENTO – Tirar com violência ou força arrancar, levar, desprender de um ímpeto, extasiar. ( Aurélio , Buarque de Holanda Ferreira ) .
Gramaticalmente temos a idéia que arrebatamento é uma ação conjunta, rápida e de forma precisa e violenta, eis a razão que o Apóstolo São Paulo nos ensina que será tão rápido como um abrir e fechar de olhos.
Arrebatamento, dentro da linguagem bíblica então, trata-se do efeito prático, de cumprimento da tão esperada promessa do Senhor Jesus Cristo feito àqueles que o aceitaram como único e suficiente Salvador, e passaram viver para Ele .

" Não se turbe o vosso coração , credes em Deus , crede também em Mim na casa de meu Pai há muitas moradas, Se não fosse assim eu vo-lo teria dito, Vou preparar-vos lugar.
E se eu for e vos preparar lugar , virei outra vez , e vos levarei para mim mesmo , para que onde eu estou estejais vós também" ( Jo 14:1-3 )

O arrebatamento da igreja é também o início de uma série de fatos que se desencadearão após o rapto, mas nós nos deteremos somente nesta fase. Um outro nome que podemos localizar o rapto da igreja é a expressão Segunda vinda de Cristo, ou Cristo Segundo advento (At 1:11)
O primeiro Advento é a sua vinda ao mundo, nascido da vontade de Deus, concebido pelo Espírito Santo, com o propósito universal de salvar toda a humanidade de seus pecados, e levar o homem caído de volta ao seu criador .

IGREJA, ISRAEL, NAÇÕES.

O Arrebatamento tem relacionamento triplo nos propósitos de Deus.

1. com a igreja do Senhor ( salvos pelo Seu Eterno Sangue ) o Senhor Jesus nesta fase não descerá à terra mas, esta primeira fase será para ressuscitar os crentes mortos, e transformar os fiéis que estão vivos neste momento, é uma constante esperança dos que aguardam a Sua vinda em Glória. Afs.
( I Co 15:51-52 , Fp 3:20 , I Ts 1:10 , 4:13-17 , Tt 2:13 )

2. com Israel Nação ( Israel atual e Palestina ), esta volta do Senhor à terra será para um cumprimento de antigas profecias ainda não cumpridas em seu determinado tempo para o reajuntamento da nação, sua conversão ao Messias, e o estabelecimento da Aliança de Deus com o rei Davi ( II Sm 7.16 ), em clima de paz e poder. ( At 15:14-17 )
Neste fase o grande Rei e Senhor, coloca seus pés na face da terra para tratar com todos os homens pessoalmente, e vencer o ainda reinante poder trevas ( Zc 14:1-9 ) .

3. com as nações gentias ( que não são da linhagem judaica ) nesta fase o Senhor tratará com todos os povos gentios, segundo o que durante todas as épocas trataram Israel Nação, num juízo e de irredutível poder separando as boas nações e as más nações como está claro em ( Mt 25:31-46 ). Nesta fase será destruído o sistema político da terra, onde teria até então sido dominado pela besta cujo domínio será de três anos e meio.
(Dn 2.34-35)

A) DO INSTANTE DO ARREBATAMENTO DA IGREJA, O QUE ESTARÁ OCORRENDO NO CÉU

Logo após o arrebatamento dar-se-á no céu, na presença do Senhor o tribunal de Cristo, onde somente os salvos serão julgados por suas obras, com base na parábola dos talentos ( Mt 25.14-19 )

Aspectos que serão julgados :

1)Do trabalho feito para Deus – ( I Co 3:8,14,15 ) ( II Co 9:6 )
Será avaliado a qualidade do trabalho feito para o Senhor ( Mt 20:1-16)

2)Da conduta do cristão ( II Co 5:10 )

3)Do tratamento dado aos irmãos de fé ( Rm 14:10, Tg 5.4 ) De modo sintetizado, todo crente receberá da parte do Senhor uma menção de louvor ( I Co 4:5 ).

B) AS BODAS DO CORDEIRO (Ap 19:1-9) (Ap 21:1-8) (Ap 19:7-9)
Após o tribunal de Cristo para os fiéis salvos haverá então o grande e esperado momento, por crentes no Senhor de todas as épocas, de todas as culturas, nações e povos pois trata-se das Bodas do Cordeiro, momento este de maior triunfo da Igreja do Senhor Jesus, igreja esta que fazemos menção clara e objetiva, não uma igreja de placa denominacional, mas àqueles que aceitaram a morte do Senhor Jesus na cruz do Calvário, por toda a humanidade. ( Lc 22:30 ) ( Ap 19:7 )
Este momento triunfal terá então o cumprimento da oração sacerdotal do Senhor Cristo quando ainda aqui na terra: ( Jo 17:24 )
Naquele momento triunfal, assentarão todos os crentes fiéis, desde o Antigo e do Novo Testamento, de todas as épocas diante do Eterno Cordeiro (Ap 19:7-9)

C) ACONTECIMENTOS NA TERRA APÓS O DESAPARECIMENTO DA IGREJA

1)Apostasia e indiferentismo espiritual, anarquia, aumento desenfreado e jamais visto das obras de feitiçaria e espiritismo, preparando a terra para um futuro reino dominado por homem .
(II Ts 2:3, Lc 18:18 b) (Lc 17:26-30)
D)O ANTICRISTO

2)A Encarnação presente do Diabo :

Anticristo será um homem personificado como o próprio Lúcifer.
(Dn 11.36)
O apóstolo São Paulo escreve aos tessalonicensses, sobre a esperança de nossos corações neste tempo.( II Ts 2:3,4 ), este homem de iniqüidade descrito aqui, é a Besta ou Anticristo também descrito por João no livro do Apocalipse ( Ap 13:11-18 ).

3) Porque toda a humanidade crerá tão facilmente no Anticristo :

Quando um ser humano recusa as verdades da Bíblia, facilmente aceita as coisas do mundo e da esfera espiritual das trevas, quando o homem recusa a salvação em Cristo Jesus, imediatamente estará aceitando a mentira do diabo, e de seus mensageiros .
( II Ts 2:9-12 )
Estão aqui alguns principais tópicos sobre o pós arrebatamento, não é nossa matéria entrar em maiores detalhes bíblicos pois, demandaria maior tempo e divergiria de nossa matéria.
Para encerrarmos o nosso estudo sobre o tema arrebatamento , oferecemos ao estudante um gráfico escatalógico para compreensão, a fim de que nós, os que aguardamos a segunda vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, tenhamos uma visão global e interativa de como se desencadeará este tão grande evento , marcado assim o que chamamos nós evangelistas: O arrebatamento , mensagem final …

SINAIS QUE ANTECEDEM A VINDA DO SENHOR:

Analisar detidamente as seguintes passagens ( Mt 24 ) ( II Ps 3:1-13 )
Este é o dia do Senhor Jesus Cristo descrito em : ( I Co 1:8 ), é então identificado como o Dia do Senhor Jesus Cristo no Arrebatamento. (I Co 5:5) (II Co 1:14) (II Ts 2:2 )

ESBOÇO COMPARATIVO SOBRE O ARREBATAMENTO

O SENHOR JESUS DISSE( João 14:1-3 ) PAULO APOSTOLO RECEBE A REVELAÇÃO ( I Te 4:13-18 )
Não se turbe v.1 Não vos entristeçais v.13
Credes v.1 Cremos v.14
Deus, mim v.1 Jesus, Deus v.14
Vo-lo teria dito v.1 Dizemo-vos v.15
Vos levarei v.3 Vinda do Senhor v.15
Para mim mesmo v.3 A encontrar o Senhor
Onde estiver, estejais vós também v.3 Estaremos sempre com o Senhor v.17

(Stanly Ellissen-Biography of Great Planet) página 112

Tipos de linguagem no A.T. que tipifica o arrebatamento da igreja
lsaque e Rebeca ………. (Gn 24:63-67)
A Igreja com o Senhor ………. (Mt 25:1-13)

Epístola mais claramente explanativa : ( I Ts 4:1-18 ) ( II Ts 2:1-12 )

CONCLUSÃO

Sabemos nós cristãos que aguardamos a 2a vinda do Senhor, que orar é tão importante e elementar que vigiar, por esta causa estamos almejando neste dia, ao findar dar deste estudo, que nossas almas sejam aquecidas pelo Espírito Santo, que nossa fé se renove sem reservas espirituais, e que a partir deste momento, o nosso coração esteja a aguardar a segunda vinda de nosso Grande e Eterno Rei Jesus .
Não sabemos o dia e nem tampouco a hora pois, disse Jesus :
" Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, mas unicamente o Pai " ( Mt 24.36 ) .
Uma parábola do grande Mestre nos dá idéia como será para aqueles que não estiverem de vestes brancas neste momento :
( Mt 22:1-14 ) " amigo, como entraste aqui sem veste nupcial ? "
Nossas vestes sejam então, a fé, a justiça, o transbordar do Espírito Santo, a Paz de Deus, o coração reto com o Senhor, somente assim teremos então certeza de que iremos estar para sempre com o nosso Deus para sempre adorar o Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores .
Deus o abençoe, e te dê a paz…

FONTES DE REFERÊNCIAS

1. Bíblia Sagrada ( ARA )
2. Bíblia Sagrada ( ARC )
3. Manual da Fé ( I. E. Q. )
4. Dicionário Universal Bukland
5. Dicionário Davis ( Versão Atualizada )
6. Pequena Enciclopédia da Bíblia 0. S. Boyer
7. Comentário Escatológico ( C.I. Scofield )
8. Escatologia Bíblica ( Ra 28 – E.E.T.A.D.
9. Doutrinas Bíblicas ( I.T.Q. )
10. Profecias Bíblicas ( Rex Hambardh )
11. Esboções pessoais ( E.B.P. 1.989 ) 


 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s