Tipos Humanos de Jesus Cristo no livro de Jonas

Por ordem de Deus, Jonas deveria ir à Nínive, pregar aquele povo, pois o seu pecado tinha chegado aos ceús, mas jonas fugiu do Senhor embarcando para Társis.

Porém o Senhor agitou o mar, e todos começaram a clamr ao seus deuses, Jonas dormia profundamente, quando foi acordado pelo capitão do navio que pedia que este também orasse ao seu Deus. Tendo os tribulantes do navio lançado sorte para saber por causa de quem isto acontecia, Jonas fora revelado e narrou sua história aos marinheiros. Sabendo estes que fugia do Senhor, clamaram ao Senhor por perdão e lançaram Jonas ao mar, que logo sossegou.

Tendo o mar acalmado, os homens temeram grandemente a Deus e fizeram votos.

Preparou o Senhor um peixe que tragou Jonas por 3 dias e 3 noites, quando já desfalecia a sua alma, lembrou-se de Deus e clamou, sua oração foi ouvida e Deus falou ao peixe que o vomitasse.

Dispôs-se Jonas em atender o Senhor e foi a Nínive e pregando, fez com que os ninivitas cressem em Deus e se arrependessem, clamando por misericórdia. Deus se arrepende, porém Jonas muito irou-se pois, pensava ser Nínive merecedora do castigo divino.

Jonas assentou-se na sombra de uma árvore, ficou aguardando o que aconteceria aquela cidade, foi quando Deus lhe deu uma lição, matando a árvore que o protegia. Jonas muito irou-se e Deus então lhe falou que se ele estava com pena de uma árvore que ele não tinha feito crescer, como Ele não teria compaixão de Nínive, onde mais de 120 mil pessoas habitavam.

Conclusão

O livro de Jonas, nos mostra como nossos pensamentos não são os de Deus, muitas vezes pensamos ter senso de justiça, mas Deus é quem demonstra isso verdadeiramente.

Vemos também em Jonas, muitas semelhanças com Jesus Cristo, porém de forma mais restrita: (1) Jonas foi enviado por Deus ao povo pecador de Nínive e Jesus enviado a todos os pecadores; (2) Jonas ficou 3 dias e 3 noites no ventre de um peixe e Jesus ficou 3 dias e 3 noites no seio da terra; (3) Jonas saiu vivo para cumprir seu ministério e Jesus ressuscitado para continuar seu ministério e (4) quem creu na pregação de Jonas foi perdoado e quem crê em Jesus é perdoado.  

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s