Teologia (by RVLopes)

A teologia definida com simplicidade é o estudo de Deus e do seu relacionamento com tudo quanto Ele criou.
Cremos que a teologia deriva-se da revelação de Deus na Bíblia, pois de nenhuma outra maneira poderia postar-se como testemunho fidedigno par aos que buscam a verdade.
A teologia é uma disciplina viva e dinâmica; sua fonte de autoridade não muda; esforça-se por comunicar as verdades eternas ao mundo que vive em constante mudança.

Teologia Histórica
É o estudo da maneira de a igreja ter procurado, no decurso dos séculos, esclarecer as suas afirmações a respeito das verdades reveladas das Escrituras. A Bíblia foi escrita no transcorrer de um período de tempo à medida que o Espírito Santo inspirava profetas e apóstolos a escrever a revelação divina. Semelhantemente, mas sem a inspiração que a Bíblia possui, a igreja, no decorrer dos séculos tem afirmado e reformulado o que ela tem crido. O desenvolvimento histórico das afirmações doutrinárias é o assunto tratado pela teologia histórica. O estudo começa com o contexto histórico dos livros da Bíblia e continua seguindo a história da Igreja até chegar aos nossos dias.

De especial importância para a teologia histórica são as tentativas de se esclarecer e defender os ensinos da Bíblia. O mundo pagão, no qual a igreja nasceu, requeria que ela explicasse suas crenças em termos que todos pudessem compreender. À medida que ataques eram lançados contra seus dogmas, a igreja era levada a defender-se contra acusações dos mais variados tipos. Os cristãos, por exemplo, eram acusados de canibais (por causa da ceia do Senhor), ou eram tachados de revolucionários (porque adoravam um só Senhor, que não era César). Nessas disputas, a igreja polia suas declarações de fé; demonstrava de forma racional e lógica, o verdadeiro teor de sua crença.

Teologia Bíblica e Exegética
São disciplinas gêmeas. Enfatizam o emprego das ferramentas e técnicas interpretativas corretas a fim de poderem auscultar (entender) corretamente a mensagem dos textos sagrados. O empenho supremo é ouvir a mesma mensagem da Bíblia que os primeiros fiéis ouviram. Tal fato obriga esse departamento da teologia ao estudo dos idiomas bíblicos, dos costumes e da cultura daqueles tempos (especialmente o que a arqueologia tem descoberto), etc.

Teologia Prática
É a divisão da teologia que coloca as verdades da investigação teológica em prática na vida da comunidade dos fiéis. Essa divisão inclui a pregação, o evangelismo, as missões, o atendimento, o aconselhamento pastoral, a administração pastoral, a educação na igreja e a ética cristã. É nessa altura que a mensagem da teologia assume (por assim dizer) carne e sangue e ministra entre os cristãos.

A teologia sistemática desempenha um papel vital dentro da teologia como um todo. Aproveita os dados descobertos pela teologia histórica, bíblica e exegética, e organiza os resultados dessas teologias numa forma facilmente transmitida. Nesse sentido, depende delas na apresentação das verdades que pretende expor. A teologia, portanto, faz uso das verdades organizadas pela teologia sistemática, quando o corpo de Cristo ministra.  

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s