Metodologia POLC

Planejar
É o trabalho de predeterminar o curso de uma determinada ação para ações posteriores.
O planejamento é baseado em suposições, e normalmente oorrerá mudanças.
Quatro idéias básicas tornam o planejamento mais próximo do êxito:
· Quanto mais envolvido na mudança menos resistência há.
· Quando há uma ação positiva nas atitudes do grupo a possibilidade de êxito é bem maior.
· Um plano não pode ser muito longo, pois caso contrário torna-se difícil cumpri-lo.
· Quanto mais esforços unirmos, maior êxito teremos. É o conceito de sinergia 2+2=5.
O que precisamos ter em mente para planejar?
· Previsão – prever condições e acontecimentos.
· Programa – seqüência das prioridades a serem seguidas.
· Cronograma – período de tempo para realizar as tarefas.
· Alocar Recursos – quem faz o que, que materiais são necessários, etc.
· Objetivos – o que se deseja alcançar.
· Metas – objetivos parciais.

APO – significa administração por objetivos, enfoca a importância das pessoas.

Organizar
É ordenar e relacionar um trabalho ou atividade para que possa ser executado por outros de forma eficiente.
Princípios utilizados:
· As pessoas cooperam mais quando o que realizam é dirigido por objetivos entendidos e aceitos.
· A medida que a estrutura se modifica os objetivos devem mudar.
· As tarefas devem ser distribuídos de acordo com a aptidão de cada um.
· Atividades planejadas tendem a serem preenchidas ordenadamente.
· Descentralizar as atividades, quanto maior o grupo, mais difícil fica o controle.
Delegar é a ação de confiar autoridade e responsabilidade a terceiros.

Liderar
Coordenar é harmonizar. Com um bom planejamento, o líder não domina, mas toma decisões para que nada fuja ao controle.
Princípios importantes:
· Ninguém toma decisões em cima de fatos que não existem.
· Não basta conhecer um lado do problema, é preciso analisá-lo de vários ângulos para não cometer injustiças.
· Avalie as alternativas para resolver cada problema.
· Levante a melhor alternativa, na qual ninguém saía magoado, triste ou desanimado.

Para dirigir é necessário comunicação, despertar motivação e reconhecimento.

Controlar
Controlar, avaliar, corrigir, medir, etc., determina o valor do que se realizou.
O líder que tem por hábito a autocrítica e auto-avaliação, além de permitir que outros o avaliem, abre as portas para o seu crescimento pessoal.
O que posso conseguir de resposta com uma avaliação:
· Saber quais os objetivos o grupo mais gostou e por que reagiu positivamente.
· Quais as pessoas escaladas para dar execução ao planejamento que não cumpriram com seu dever e por quê.
· Quais foram bem desempenhadas e por quê.
· Que reações e emoções despertou.

Como avaliar?
· De forma escrita ou oral.
· Com sinceridade, maturidade emocional, compreensão, etc.

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