Barreiras do crescimento

Crescimento e Auto-Aceitação

Ao utilizarmos algumas emoções erradamente prejudicamos a nós e muitas vezes como consequência aborrecemos os nossos entes queridos. Eu acredito em Deus e sei que ele inspirou homens e mulheres a escreverem conselhos valiosos de como tratar as emoções. Abaixo vou listar alguns desses conselhos para que você possa meditar enquanto recarrega as energias diariamente.

O MEDO é dado por Deus. Serve de alarme contra o perigo, mas se torna uma fobia (doença) se em excesso e muitas vezes podem paralizar as ações
Dicas encontradas na Bíblia (Mateus 6:25-36, Filipenses 4:6-7, Salmos 37:5; 55:22, Provérbios 16:3 & I Pedro 5:7)

A INSEGURANÇA mostra que temos limitações em algumas áreas e que necessitamos de Deus. Em excesso leva a neurose, derivada de rejeição ou culpa.
Dicas encontradas na Bíblia (João 10:28-29, Filipenses 4:4-7 & Mateus 6:25-34)

A CULPA é normal quando se reconhece o erro e depois se sentes perdoado por si e por Deus. Quando o fato envolve mais de uma pessoa, nem sempre conseguimos o perdão do ofensor ou ofendido. Mas sem perdoar a si próprio tem-se a neurose, por não tomar posse do perdão divino e não se reavaliar as atitudes necessárias para corrigir seus atos.
Para ajudar na Bíblia você encontra (Isaías 57:20-21, Salmos 51:16-17, Isaías 1:16-18 & Efésios 1:7)

Hostilidade,ira, ressentimento, agressividade, ódio, rancor, inveja, crítica, maledicência, vingança, etc. são sentimentos e reações comuns, quando somos injustiçados. Mas se transformam em rancores quando guardados por muito tempo, impedindo seu crescimento no relacionamento com as pessoas e com Deus. Estudos demonstram que 60% das doenças do físico, estão relacionadas ao psique.
Dicas da Bíblia (Salmos 37:8, Colosenses 3:8, Tg 1:19-20 & Pv 25:28)

Passos para remover essas barreiras emocionais:
1. PERCEPÇÃO – Tudo começa com o autoconhecimento, notar o problema é o ponto de partida para a mudança;
2. ACEITAÇÃO – Aceitar a realidade de que temos um problema ou situação emocional a ser resolvida é importante;
3. ENTREGA – Colocamos na mão de Deus a nossa vida e todos os problemas, pois somente assim vamos recarregar as energias e sentir paz para o passo seguinte.
4. AÇÃO – Começar a agir de forma apropriada, não é fácil mudar. No meio do caminho deslizes acontecerão, mas o importante é agir. Se errar uma, duas, não pare, continue com suas ações em busca do acerto.
5. PERSISTÊNCIA – No propósito de nos conhecermos melhor e de cada vez mais nos tornarmos melhores, as lutas acontecerão. Mantenha o foco, persista e não desista.
6. PACIÊNCIA – Deus nos dá prazo para mudarmos e o tempo dele é muito diferente do nosso, um tempo atemporal. Ele tem muita paciência conosco, por que não podemos ter paciência conosco mesmo?

“Não se amarre no passado, viva o presente pensando em melhorar para o futuro.”

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s